SISTEMAS DE ESCRITA
1. Objetivos:
Dar ao aluno instrumental teórico para analisar o funcionamento de diversos sistemas de escrita e de como classificá-los de acordo com a representação que fazem da cadeia sonora.
2. Conteúdo:
Preliminares teóricas.
A escrita cuneiforme.
A escrita egípcia.
Sistema silábicos.
Escrita consonantal: árabe e hebraico.
O alfabeto grego.
O alfabeto latino.
O alfabeto cirílico.
Uma escrita baseada em traços: a escrita coreana.
Um sistema logográfico: a escrita chinesa.
Um sistema misto: a escrita japonesa.
As escritas da Índia.
Escritas do sudeste asiático.
A ortografia portuguesa.
3. Métodos utilizados:
Aulas expositivas, exercícios de análise, discussão de textos.
4. Atividades discentes:
Exercícios de análise, leitura de textos.
5. Bibliografia Básica:
Coulmas, Florian (1989). The Writing Systems of the World. Oxford: Blackwell.
Daniels, Peter T. & William Bright (orgs.) (1996). The World's Writing Systems. Oxford: OUP.
Harris, Roy (1993). La Sémiologie de L´Écriture. Paris: CNRS.
Sampson, Geoffrey (1996). Sistemas de Escrita: Tipologia, História e Psicologia. São Paulo: Ática. [Tradução do original de 1983.]
Rogers, Henry (2005). Writing Systems: A Linguistic Approach. Oxford: Blackwell.