Letras Orientais - Cloned - Cloned - Cloned

Literatura na sala de aula: exercícios de análise (on-line)

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

Valor

Gratuito.

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Professores de Língua Portuguesa das redes pública e privada de ensino.

Objetivo

Oferecido pelo Programa de pós-graduação em Literatura Brasileira da USP, e ministrado pelo corpo discente do Programa, o curso "Literatura na sala de aula: exercícios de análise" compreende uma série de seis encontros que focalizam, de modo diverso e didático, o processo de análise e interpretação da obra literária. Tais exercícios de análise expressam diferentes modos e estratégias de leitura de poemas e narrativas, perfazendo um percurso voltado para a aquisição e o aperfeiçoamento de procedimentos imprescindíveis ao ensino da literatura.

Programa

1. 19 de setembro: Como ler um poema: linguagem e imagem
2. 26 de setembro: Como ler um poema: das formas fixas ao verso livre
3. 03 de outubro: A presença da lírica em outras modalidades expressivas
4. 10 de outubro: Formas da prosa
5. 17 de outubro: Como contar uma história: o foco narrativo
6. 24 de outubro: Como contar uma história: a personagem de ficção

Bibliografia geral:

BRAIT, Beth. A personagem. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.
BOSI, Alfredo (Org.). Leitura de poesia. São Paulo: Ática, 1996.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula: caderno de análise literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul,
2017.
_________________. O estudo analítico do poema. 3ª ed. São Paulo: Humanitas, 1999.
_________________ et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1985.
CARVALHO, Alfredo Leme Coelho. Foco narrativo e fluxo de consciência: questões de teoria literária. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
DOURADO, Autran. Uma poética de romance: matéria de carpintaria. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Tradução de Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2019.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, n. 53, p. 166-182, 30 maio 2002. Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33195. Acesso em: 28 jul. 2020.
FORSTER, E. M. Aspectos do romance. Tradução de Sergio Alcides. Globo, 2005.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Editora Ática, 2002.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia não é difícil. São Paulo: Editora Biruta, 2012.
KAYSER, Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária: introdução à ciência da literatura. Tradução de Paulo Quintela. 6ª ed. Coimbra: Arménio Amado Editor, 1976.
ROSENFELD, Anatol. "A teoria dos gêneros". In: O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 1977.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
WOOD, James. Como funciona a ficção. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Sesi-SP Editora, 2017.

Carga horária
30.00h
Vagas

Máximo: 150.

Mínimo: 10.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Profa. Dra. Simone Rossinetti Rufinoni, da FFLCH
Ministrante(s)

Eduardo Marinho, Mariana Bijotti, Marcos Lemos

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
19/09/2020 a 24/10/2020.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Detalhes
Sábado 09:30 às 12:30

 

sex, 19/06/2020 - 18:46
Período de Inscrição
10/09/2020 (09:00) a 15/09/2020 (23:59).
Detalhes

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

Desistência: 

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

  • A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. 
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.

 

Literatura catalã: poesia contemporânea (on-line)

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Valor

Gratuito.

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

Curso destinado à fornecer os estudantes um paonrama da poesia catalã contemporânea, dado o interesse que existe sobre a literatura catalã. A carga horária é de 12h, divididas entre as aulas online pela plataforma Jitsi.Meet (4 aulas de uma hora cada uma, 2 por semana) e a leitura, tradução e interpretação individual. Durante as aulas ao vivo presentarão-se os conteúdos teóriocos, ficando para o trabalho individual do aluno a prática textual, nesse caso a leitura, tradução e comentário dos textos literários.

Programa

1. Introducció a la història de la literatura catalana contemporània

2. Mercè Rodoreda. “Flors de debò”
2.1 Obra de Mercè Rodoreda
2.2 Introducció a les “Flors de debò”
2.3 Traduccions i comentaris

3. Josep Palau i Fabre. “Poemes de l’alquimista”
3.1 Obra de Josep Palau i Fabre
3.2 Introducció als “Poemes de l’alquimista”
3.3 Traduccions i comentaris

4. Joan Vinyoli. “Cants d’Abelone”
4.1 Obra de Joan Vinyoli
4.2 Introducció als “Cants d’Abelone”
4.3 Traduccions i comentaris

5. Maria-Mercè Marçal. “Sal oberta”
5.1 Obra de Maria-Mercè Marçal
5.2 Introducció a “Sal oberta”
4.4 Traduccions i comentaris

 

Carga horária
12.00h
Vagas

Máximo: 45.

Mínimo: 05.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Profa. Dra. Valéria Condé, da FFLCH
Ministrante(s)

Profa. Jessica Ferrer Escandell

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
15/09/2020 a 24/09/2020.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Detalhes
Terça-feira 15:00 às 16:00
Quinta-feira 15:00 às 16:00

 

sex, 19/06/2020 - 18:46
Período de Inscrição
08/09/2020 (09:00) a 11/09/2020 (23:59).
Detalhes

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

Desistência: 

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

  • A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. 
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.