Gêneros e Feminismos na FFLCH

ATENÇÃO: As novas datas de matrícula estão abaixo do texto de apresentação e da relação dos cursos. Confiram todas as informações.

Comissão de Cultura e Extensão oferece, a partir de 19 de outubro de 2020, a primeira edição de Gêneros e Feminismos na FFLCH, com 11 cursos on-line e 820 vagas gratuitas.

Não é de hoje que o gênero figura nos diversos campos das ciências humanas como uma potente ferramenta teórica e analítica.

Parte fundamental da história do conceito é seu profundo entrelaçamento ao desenvolvimento dos estudos feministas, em suas manifestações mais ou menos acadêmicas. Desde então, as investigações sobre gênero não se restringiram somente às condições históricas e sociais vivenciadas pelas mulheres, passando também a lançar luz aos atributos femininos e masculinos que forjam sujeitos, relações e práticas.

Nas últimas décadas, e sobretudo nos últimos anos, as abordagens de gênero e perspectivas feministas se espalharam pelos programas de graduação e pós-graduação. Ao mesmo tempo, o conceito tornou-se palavra corrente nos debates públicos mais acalorados com vistas a ampliar ou restringir o acesso a direitos.

Nesse cenário, o evento Gêneros e Feminismos na FFLCH tem dupla intenção: por um lado, pretende dar vazão à rica produção de conhecimento que pensa gênero e feminismo em intersecção com outras categorias de análise, como raça e classe; por outro, pretende nutrir os debates acadêmicos com olhares e ideias potentes, nem sempre presentes no ambiente universitário.

Os 11 cursos mobilizam o conceito de gênero e/ou as perspectivas feministas constituídas em campos variados do saber – geografia, história, ciência política, filosofia, antropologia – para dar conta de temas os mais relevantes: as formulações das teorias feministas e do conceito de gênero, as correlações entre gênero, sistemas de arte e saberes oficiais, sua pertinência para pensar nosso passado escravista e demais experiências históricas femininas, a economia do cuidado, entre outros.

​​​​​​​​​​​​​​
​​​​​​​Organização:
Danilo Ferreira, Larissa Nadai e Marília Ariza ​​​​​​​

Comunicação: Danilo Ferreira e Julio Inhasz

Apoio institucional: Yuri Tavares Rocha e Serviço de Cultura e Extensão- FFLCH

​​​​​​​Confira abaixo a programação:

- Arte, Gênero e História na América Latina
- De Virginia Woolf a Judith Butler: Uma Introdução à Teoria Feminista e à Teoria Queer
- Filosofia Política e Feminismos
- Gênero e sexualidade na geografia
- Leituras sociológicas sobre representação política feminina latino-americana
- Mulheres escrevem (n)a Revolução Francesa: Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft
- O conceito de gênero sob três perspectivas filosóficas
- Perspectivas críticas sobre os cuidados: diálogos feministas
- Perspectivas sobre raça e gênero: mulheres escravizadas, libertas e livres pobres no Brasil do século XIX
- Sobre poder ver e tornar visível: gênero, raça, corpo e visualidades científicas
​​​​​​​- Teorias feministas contemporâneas: conceitos fundamentais

Matrícula On-line: Confira nas páginas acima a data para a matrícula de cada curso.​​​​​​​

​​​​​​​ATUALIZAÇÃO:​​​​​​​

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, em ofício do dia de hoje, 07/10/2020, determinou a alteração do cronograma e da modalidade das matrículas no Sistema Apolo, buscando garantir mais eficiência e isonomia no processo.

Para os cursos pertencentes ao projeto Gêneros e Feminismos na FFLCH, as matrículas serão realizadas por meio de sorteio. Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio nas datas estipuladas. Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, conforme estipulado na tabela abaixo:

Atenção! As inscrições não são por ordem de chegada. Observe a data e o horário de início e de fim das inscrições. Haverá sempre 24 horas para o interessado se inscrever para o sorteio.

Novas datas de inscrição​​​​​​​
Atenção:
​​​​​​​

• A inscrição para o sorteio é realizada pela parte "pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data e horário de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • As vagas são limitadas.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria (apolo@usp.br). Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado!
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​