- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.
DADOS DO CURSO
Fluência em inglês.
Examinar as representações da mulher em filmes coreanos da época do pós guerra, quanto aos seus papéis que a sociedade espera em diferentes momentos e contextos, e do que a mulher coreana espera da sociedade em meio a mudanças bruscas políticas, econômicas e sociais da modernização coreana.
Filme: Madame Freedom (1956, Han Hyŏngmo), 124 min
Ementa: Que tipo de trabalho estava à disposição das mulheres em Seul do pós-guerra? Que traços femininos são valorizados ou depreciados neste filme?
Aula 2, 09/04 Tema: Classe e gênero no Pós-Guerra
Filme: The Housemaid (1960, Kim Kim-young), 108 min
Ementa: Quão fluida é a divisão de classes? Qual o impacto do sexo sobre o status social do indivíduo? De que forma as mulheres são estereotipadas como construtoras ou destruidoras do lar?
Aula 3, 16/04 Tema: Desespero Urbano
Filme: Youngja’s Heyday (1975, Kim Ho-seon), 103 min
Ementa: Que tipo de sacrifícios fizeram homens e mulheres em nome da industrialização e modernização?
Aula 4, 23/04 Tema: Transformando o sexo em commodity
Filme: Ticket (1986, Im Kwon-taek), 100 min
Ementa: Como a indústria do sexo transforma mulheres, sexo e sexualidade em commodity? De que forma este filme é uma forma de protesto social?
Aula 5, 30/04 Tema: Desencantamento
Filme: Go Alone Like a Rhinoceros’ Horn (Oh Byung-chel, 1995), 104 min
Ementa: Como as mulheres que parecem ter tudo são tão infelizes?
Aula 6, 07/05 Tema: Encarando a verdade
Filme: The Murmuring (1995, Pyŏn Yŏngju), 99 min
Ementa: Por que se levou tantas décadas para encarar a verdade sobre a escravidão sexual militar? De que forma ela veio à tona?
Aula 7, 14/05 Tema: Inversão de papéis em gênero
Filme: My Sassy Girl (2001, Kwak Jae-yong), 123 min
Ementa: De que forma os personagens principais invertem os seus papéis de gênero? De que maneira este filme foi refeito em tantos outros países?
Aula 8, 21/05 Tema: Escolhas
Filme: Singles (2003, Kwon Chil-in), 110 min
Ementa: A mulher tem que escolher entre o casamento e a carreira? Que obstáculos enfrenta uma mulher de carreira, especialmente na transição dos seus vinte para os trinta?
Aula 9, 28/05 Tema: O Poder da Mulher
Filme: Girl Scout (2008, Kim Sang-man), 100 min
Ementa: Como a mulher pode se tornar poderosa e assumir o controle?
Aula 10, 04/06 Tema: Amigas
Filme: Sunny (2011, Kang Hyung-chul), 124 min
Ementa: Quão profundos ou efêmeros os laços de infância? Como as mulheres se afirmam através de relacionamentos com outras mulheres?
Aula 11, 11/06 Tema: Considerações Finais
Ementa: Discussão final sobre os temas tratados durante o curso.
Bibliografia:
Cho Haejoang, “Living with Conflicting Subjectivities: Mother, Motherly Wife, and Sexy Woman in the Transition from Colonial-Modern to Postmodern Korea,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 165-196
George Hicks, “The ‘Comfort Women,’” in Peter Duus, Ramon H. Myers, and Mark R. Peattie, eds., The Japanese Wartime Empire, 1931-1945 (Princeton: Princeton University Press, 1996), 305-323
Hyunah Yang, “Re-membering the Korean Military Comfort Women: Nationalism, Sexuality, and Silencing,” in Elaine H. Kim and Chungmoo Choi, eds., Dangerous Women: Gender and Korean Nationalism (New York: Routledge, 1998), 123-140
Kathleen McHugh, “South Korean Film Melodrama: State, Nation, Woman, and the Transnational Familiar,” in Kathleen McHugh and Nancy Abelmann, eds., South Korean Golden Age Melodrama: Gender, Genre, and National Cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2005), 17-42
Kyung Hyun Kim, “Lethal Work: Domestic Space and Gender Troubles in Happy End and The Housemaid,” in Kathleen McHugh and Nancy Abelmann, eds., South Korean Golden Age Melodrama: Gender, Genre, and National Cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2005), 201-228
Nancy Abelmann, “Women, Mobility, and Desire: Narrating Class and Gender in South Korea,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 25-53
Seungsook Moon, ‘The Production and Subversion of Hegemonic Masculinity: Reconfiguring Gender Hierarchy in Contemporary South Korea,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 79-113
So-Hee Lee, “The Concept of Female Sexuality in Korean Popular Culture,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 141-164
Soyoung Kim, “Questions of Women’s Film: The Maid, Madame Freedom, and Women,” in Kathleen McHugh and Nancy Abelmann, eds., South Korean Golden Age Melodrama: Gender, Genre, and National Cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2005), 185-200
Máximo de 30 inscritos.
Mínimo de 6 inscritos.
Jennifer Jung-kim
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
INVESTIMENTO
Gratuito