Curso à Distância: Representação da Mulher Em Filmes Coreanos

ATENÇÃO

- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.

Natureza do curso
Difusão
Pré-Requisito

Fluência em inglês.

Objetivo

Examinar as representações da mulher em filmes coreanos da época do pós guerra, quanto aos seus papéis que a sociedade espera em diferentes momentos e contextos, e do que a mulher coreana espera da sociedade em meio a mudanças bruscas políticas, econômicas e sociais da modernização coreana.

Programa

 

Aula 1, 02/04 Tema: Reconstrução Pós-Guerra 

Filme: Madame Freedom (1956, Han Hyŏngmo), 124 min 
Ementa: Que tipo de trabalho estava à disposição das mulheres em Seul do pós-guerra? Que traços femininos são valorizados ou depreciados neste filme? 

Aula 2, 09/04 Tema: Classe e gênero no Pós-Guerra 

Filme: The Housemaid (1960, Kim Kim-young), 108 min 
Ementa: Quão fluida é a divisão de classes? Qual o impacto do sexo sobre o status social do indivíduo? De que forma as mulheres são estereotipadas como construtoras ou destruidoras do lar? 

Aula 3, 16/04 Tema: Desespero Urbano 

Filme: Youngja’s Heyday (1975, Kim Ho-seon), 103 min 
Ementa: Que tipo de sacrifícios fizeram homens e mulheres em nome da industrialização e modernização? 

Aula 4, 23/04 Tema: Transformando o sexo em commodity 

Filme: Ticket (1986, Im Kwon-taek), 100 min 
Ementa: Como a indústria do sexo transforma mulheres, sexo e sexualidade em commodity? De que forma este filme é uma forma de protesto social? 

Aula 5, 30/04 Tema: Desencantamento 

Filme: Go Alone Like a Rhinoceros’ Horn (Oh Byung-chel, 1995), 104 min 
Ementa: Como as mulheres que parecem ter tudo são tão infelizes? 

Aula 6, 07/05 Tema: Encarando a verdade 

Filme: The Murmuring (1995, Pyŏn Yŏngju), 99 min 
Ementa: Por que se levou tantas décadas para encarar a verdade sobre a escravidão sexual militar? De que forma ela veio à tona? 

Aula 7, 14/05 Tema: Inversão de papéis em gênero 

Filme: My Sassy Girl (2001, Kwak Jae-yong), 123 min 
Ementa: De que forma os personagens principais invertem os seus papéis de gênero? De que maneira este filme foi refeito em tantos outros países? 

Aula 8, 21/05 Tema: Escolhas 

Filme: Singles (2003, Kwon Chil-in), 110 min 
Ementa: A mulher tem que escolher entre o casamento e a carreira? Que obstáculos enfrenta uma mulher de carreira, especialmente na transição dos seus vinte para os trinta? 

Aula 9, 28/05 Tema: O Poder da Mulher 

Filme: Girl Scout (2008, Kim Sang-man), 100 min 
Ementa: Como a mulher pode se tornar poderosa e assumir o controle? 

Aula 10, 04/06 Tema: Amigas 

Filme: Sunny (2011, Kang Hyung-chul), 124 min 
Ementa: Quão profundos ou efêmeros os laços de infância? Como as mulheres se afirmam através de relacionamentos com outras mulheres? 

Aula 11, 11/06 Tema: Considerações Finais 

Ementa: Discussão final sobre os temas tratados durante o curso. 

Bibliografia: 
Cho Haejoang, “Living with Conflicting Subjectivities: Mother, Motherly Wife, and Sexy Woman in the Transition from Colonial-Modern to Postmodern Korea,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 165-196 
George Hicks, “The ‘Comfort Women,’” in Peter Duus, Ramon H. Myers, and Mark R. Peattie, eds., The Japanese Wartime Empire, 1931-1945 (Princeton: Princeton University Press, 1996), 305-323 
Hyunah Yang, “Re-membering the Korean Military Comfort Women: Nationalism, Sexuality, and Silencing,” in Elaine H. Kim and Chungmoo Choi, eds., Dangerous Women: Gender and Korean Nationalism (New York: Routledge, 1998), 123-140 
Kathleen McHugh, “South Korean Film Melodrama: State, Nation, Woman, and the Transnational Familiar,” in Kathleen McHugh and Nancy Abelmann, eds., South Korean Golden Age Melodrama: Gender, Genre, and National Cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2005), 17-42 
Kyung Hyun Kim, “Lethal Work: Domestic Space and Gender Troubles in Happy End and The Housemaid,” in Kathleen McHugh and Nancy Abelmann, eds., South Korean Golden Age Melodrama: Gender, Genre, and National Cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2005), 201-228 
Nancy Abelmann, “Women, Mobility, and Desire: Narrating Class and Gender in South Korea,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 25-53 
Seungsook Moon, ‘The Production and Subversion of Hegemonic Masculinity: Reconfiguring Gender Hierarchy in Contemporary South Korea,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 79-113 
So-Hee Lee, “The Concept of Female Sexuality in Korean Popular Culture,” in Laurel Kendall, ed., Under Construction: The Gendering of Modernity, Class, and Consumption in the Republic of Korea (Honolulu: University of Hawai’i Press, 2001), 141-164 
Soyoung Kim, “Questions of Women’s Film: The Maid, Madame Freedom, and Women,” in Kathleen McHugh and Nancy Abelmann, eds., South Korean Golden Age Melodrama: Gender, Genre, and National Cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2005), 185-200

 
Programa Detalhado
Carga horária
52.00h
Vagas

Máximo de 30 inscritos.

Mínimo de 6 inscritos.

 

Certificado/Critério de Aprovação
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Coordenação
Prof. Dr. Antonio José Bezerra de Menezes Jr.da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Jennifer Jung-kim

Promoção
Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.
Período de Realização
02/04/2013 a 11/06/2013.
Detalhes

MATRÍCULA ONLINE

Comunidade USP: 12 a 19/03 Clique Aqui

Comunidade Externa: 20 a 23/03

 

 

 

Valor

Gratuito

Período de Inscrição
Comunidade USP: 12 a 19/03. Comunidade Externa: 20 a 22/03 (se houver vaga)
Detalhes

MATRÍCULA ONLINE

Comunidade USP: 12 a 19/03 Clique Aqui

Comunidade Externa: 20 a 23/03