IKEBANA (Arranjo de flores) – Escola Ikebana - Ikenobo do Brasil

Divulgar a Cultura Japonesa através do Ikebana, arte secular que consubstancia a sensibilidade estética do povo japonês.

Primeiro Semestre:

1º) História do Ikebana Ikenobo
2º) Técnicas
3º)Moribana
  -Forma Tyokutai
  -Forma Shatai
  -Forma Suatai
Usando os Materiais: Herbáceas (Folhas Largas, Folhas Estreitas, Galhos, Trepadeiras, etc.)
4º) Nagueire
  -Forma Tyokutai
  -Forma Shatai
  -Forma Suatai
Usando os Materiais Herbáceas e Galhos

Segundo Semestre:
5º) Shoka Shofutai
6º) Shoka Shinputai
7º) Estilo Livre

BIBLIOGRAFIA
KIMIKO ABE e TOKUKO KAWAMURA. Arte e Criação no Estilo Ikenobo. Aliança Cultural Brasil-Japão. São Paulo, 1993.
SEN-EI IKENOBO Nage-Ire Moribana no Kiso. Nihon Kadosha Kyoto, 1999.
SEN-EI IKENOBO Hajimete no Ikenobo Ikebana Nyumon. Nihon Kadosha Kyoto, 1999.
NAKAMURA MUNEO. Yassassi Rikka. Nihon Kadosha Kyoto, 1996.
NAKAMURA MUNEO. Nakamura Muneo no Rikka (Hana mori bito no Ikebana). Kodansha Tokyo, 1997.
SHIBATA HIDEO. Shibata Hideo no Rikka Sakuhinshu. Nihon Kodasha Kyoto, 1997.
TSUTSUMI YUSHIN. Gyoji no Hana (Korenara wakaru Ikenobo Ikebana)
ABE, Kimiko; KAWAMURA, Tokuko. Ikebana: arte e criação no estilo ikenobo. São Paulo: Aliança Cultural Brasil Japão, 1993.
NAKAMURA, Muneo. Yasashii Rikka (Arranjos simples no estilo rikka). Quioto: Nihon Kodasha, 1997.
NAKAMURA, Muneo. Nakamura Muneo no Rikka (O estilo rikka do mestre Muneo Nakamura). Tóquio: Kodansha, 1997.
NISHISAKA, Keibi. Keibi no hana (The works of Keibi). Sakuhin-shû. Jiyû na hyôen o motomete (seeking unrestrained expressions of beauty). Quioto: Japan Kyôto Shoin, 1990.
SEN-EI Ikenobo. Nageire moribana no kiso (Técnicas para compor arranjos Nagueire e Moribana). Quioto: Nihon Kadosha Kyoto, 1999.
SEN-EI Ikenobo. Hajimete no Ikenobo Ikebana nyûmon (Introdução ao estilo Ikenobo Ikebana). Quioto: Nihon Kodasha Kyoto, 1999.
SHIBATA, Hideo. Shibata Hideo no Rikka Sakuhinshu (Coletânea: Rikka do mestre Hideo Shibata). Quioto: Nihon Kadosha Kyoto, 1997.
SHUFUNOTOMO Co. Ltda. (vários autores). Ikebana - 101 Plants & 478 Arrangements. Tóqui: 1995 (1º Edição 1991).
SOUZA, Valderson Cuiabana Silvério. Flores vivas - A presença do Ikebana Ikenobô no Brasil. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2007.

• máximo: 30 alunos
• mínimo: 5 alunos pagantes

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Profa. Dra. Shirlei Lica Ichisato Hashimoto, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Profa. Dra. Neide Hissae Nagae, da FFLCH/USP.

Adélia Mine Uehara, Kiyoka Watanabe, Yoko Yoshida.

Centro de Estudos Japoneses do Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.
08.03 a 29.11.2013

► Matrícula para Comunidade USP: 04 e 05/03/2013.

► Matrícula para Interessados em Gerais: 06/03/2013.

• A matrícula é presencial, veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial

Inscrição on-line
25 a 27.02.2013
28.02.2013
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

Inscrição Sorteio: CLIQUE AQUI

Resultado:

Nome Categoria
Luan Granzotto Cecilio Aluno USP
Sonia Liamara Martins Funcionário USP
Suelly Cecilia Olivan Limongi Docente USP
Vera Lucia Ambrosio Terceira Idade

Dalva Aparecida Rondan Bottcher

Terceira Idade
Sachiko Tizuka Terceira Idade

• Veja as regras em BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 80,00: Interessados em geral.
► R$ 72,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 40,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (ver documentos para matrícula).
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Material
• Será cobrado por aula o valor de R$ 20,00, referente à aquisição de flores e ramos especiais utilizados nos arranjo.
• O valor deverá ser pago em classe por todos os alunos (inclusive os isentos de taxa).
• Cada aluno deverá adquirir tesoura própria para Ikebana (hasami) e o suporte especial (kenzan).

► Matrícula para Comunidade USP: 04 e 05/03/2013.

► Matrícula para Interessados em Gerais: 06/03/2013.

• A matrícula é presencial, veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial