CORSI REGOLARI

Desenvolver as habilidades comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) em italiano, bem como apresentar elementos culturais da Itália.

CORSI DI CONVERSAZIONE

·         Elementare: Desenvolver a fluência em língua italiana dos participantes, tornando-os mais seguros para se comunicarem oralmente em situações simples e quotidianas.

·         Intermédio:Praticar e desenvolver a fluência verbal em língua italiana dos participantes, tornando-os mais seguros para se comunicarem oralmente em diversas situações do quotidiano.

CORSI DI LINGUA E CULTURA

IL GIRO DELL’ITALIA IN 180 SITI: UN VIAGGIO VIRTUALE TRA SITI E TESTI
Propiciar aos participantes uma viagem virtual pela Itália, apresentando aspectos culturais e linguísticos a partir de sites italianos. Apresentar a Internet como um ótimo recurso na ampliação dos conhecimentos da língua e da cultura italianas. Contribuir para o desenvolvimento da produção oral dos participantes. Exercitar a produção escrita dos alunos a partir de textos extraídos dos sites vistos.

VIAGGIO NELLE REGIONI ITALIANE 4: Campania, Puglia, Basilicata, Calabria e Sicilia.

Estudar alguns aspectos de cinco regiões italianas através de sua história, geografia e cultura (língua, culinária, música e monumentos). O programa do curso será desenvolvido através de textos escritos e de material audiovisual (filmes, documentários, slides, etc.).

DALLA MIGRAZIONE VERSO NORD AGLI IMMIGRANTI STRANIERI IN ITALIA OGGI: STORIA E CINEMA

Analisar aspectos da imigração de meridionais para o Norte por motivo de trabalho durante o “miracolo econômico” comparando este processo com a situação dos imigrantes estrangeiros (africanos, albaneses e chineses) hoje. Para tanto serão apresentados documentários e filmes baseados em fatos reais e, também de ficção. Os filmes e documentários serão apresentados integralmente e discutidos em aula.

SCRIVIAMO IN ITALIANO!

Ajudar o aluno a desenvolver e melhorar suas habilidades, iniciando pela compreensão escrita e terminando com a produção escrita. Partindo do nível básico ao intermediário (A1/A2), orientando o discente gradualmente da redação guiada à produção livre. Os textos a serem desenvolvidos serão descritivos, narrativos e cartas tanto informais quanto formais.

ITALIANO PARA VIAGENS

Preparar os alunos através de atividades em grupos nas mais diversas situações comunicativas relativas à viagem (hotel, restaurante, compras, trem, aeroporto etc) e também fornecer informações turísticas e culturais da Itália.

LE GRANDI GUERRE NEL CINEMA ITALIANO

Estudar a história da Itália nas duas Guerras Mundiais, enfocados por seis filmes de renomados diretores: Luigi Comencini, Mario Monicelli, Ettore Scola, Vittorio De Sica, Dino Risi e Gabriele Salvatores. Os filmes serão apresentados integralmente e analisados e discutidos em aula.

CANZONI ITALIANE: storia, lingua e cultura

Estudar a música italiana (a lírica, as canzonette regionali, as escolas genovese, romana, napoletana e bolognese), contextualizando-a na história italiana. As músicas selecionadas serão discutidas em sala de aula.

CONSOLIDAMENTO GRAMMATICALE PER LA PRODUZIONE ORALE E SCRITTA (A2)

Rever e consolidar aspectos gramaticais ministrados até ao nível V do Italiano no Campus, sistematizando o seu conhecimento através de exercícios e atividades de produção oral e escrita sobre temáticas específicas.

INTRODUZIONE ALLA STORIA LINGUISTICA DELL’ ITALIA: SOGGETTI, SPAZI E IDEE

Propiciar um percurso de estudo da realidade linguística italiana na diacronia. Despertar o interesse do público para os processos históricos que levaram ao cenário linguístico contemporâneo na Itália, pondo as bases para sucessivos aprofundamentos do tema.

LETTERATURA E CINEMA ITALIANO: Estudar a língua e história italiana através de textos literários, em particular os contos, que inspiraram às realizações cinematográficas. Os escritores selecionados são: Luigi Pirandello, Camillo Boito, Alberto Moravia, Ítalo Calvino e Andrea Camilleri. Os contos bem como os filmes serão lidos, vistos e discutidos integralmente.