IV Semana de Estudos em Geografia Física

Trazer temas não abordados no currículo de geografia, mais especificamente de geografia física.

2ª feira – 02/09 – 19-22h

Título do minicurso: Instrumental climatológico alternativo

Ministrante: Marcos Alexandre Milanesi

Resumo do minicurso: O objetivo deste curso de curta duração é demostrar aos inscritos o processo de desenvolvimento e construção de uma instrumentação climatológica alternativa de base experimental e de base científica. O ponto de partida é a aplicação de uma variedade de técnicas de observação da atmosfera por meio do aparelho sensorial humano e a necessidade de criar instrumentos que as realizem de forma mais ou menos precisa conforme a escala para que foram pensados. Finalmente, estão previstas a montagem de uma pequena série de instrumentos como biruta, anemômetro e um pluviômetro.

3ª feira – 03/09 - 19-22h

Título do minicurso: Levantamento de Solos

Ministrante: Marcos Roberto Pinheiro

Resumo do minicurso: O Brasil apresenta uma grande carência de levantamentos de solo, principalmente nos estados com menos recursos. Os levantamentos existentes são geralmente de escala reduzida, o que dificulta a sua utilização em estudos que exigem informações mais detalhadas. O elevado custo dos levantamentos e a carência de profissionais da área constitui, juntamente com o sucateamento dos orgãos de pesquisa de solos, um obstáculo à execução de novos estudos. Apesar disso, a expansão das fronteiras agrícolas e a crescente necessidade dos estudos ambientais (Planos de Manejo, EIA/RIMAs e Mapeamentos de Áreas de Risco) tem demandado cada vez mais levantamentos pedológicos. Nesse contexto, o objetivo deste minicurso é demonstrar quais são os tipos de levantamento de solos, suas aplicações e as principais técnicas envolvidas, o que propriciará ao aluno não apenas conhecer os fundamentos dessa temática como também utilizar adequadamente os levantamentos existentes de acordo com as limitações de cada produto.

4ª feira – 04/09 - 19-22h

Título do minicurso: Geração de Carta de Fragilidade Ambiental com SIG

Ministrante: Pablo Luiz Maia Nepomuceno

Resumo do minicurso: A atividade proposta para o curso é a de geração de um diagnóstico de fragilidade ambiental em uma bacia hidrográfica de abastecimento hídrico municipal com o uso do programa de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) ArcGis 9.3. Os diagnósticos de fragilidade ambiental são importantes meios norteadores das ações de planejamento sócio ambiental e são muito utilizados para o zoneamento de atividades e restrições em Unidades de Conservação e em áreas que necessitam compatibilizar os usos com as metas de conservação dos recursos naturais. A título de exemplo, será tomado como estudo de caso a bacia hidrográfica do Ribeirão Guaratinguetá, que serve ao Sistema de captação e abastecimento Municipal de águas (SAAEG) da cidade de Guaratinguetá-SP (80% da população total do município é abastecido por esta fonte).Para a geração do Mapa de Fragilidade Ambiental serão combinados (cruzados),em ambiente SIG, os planos de informação de declividades, pluviosidade, tipos de solos e de uso da terra.

5ª feira – 05/09 - 14-17h

Título do minicurso: Microbiota do solo: Metodologias para coleta e Identificação

Ministrante: Natália Nunes Patucci

Resumo do minicurso: A qualidade do solo está relacionada ao seu funcionamento e estruturação e é mensurada através de indicadores físicos e químicos, como também por organismos vivos nele inseridos, os quais desempenham as mais variadas funções ecológicas. A micro e meso fauna do solo, por exemplo, são consideradas bioindicadores de qualidade, uma vez que ambas são sensíveis à mudanças ambientais, sejam elas naturais ou induzidas. Entretanto, poucas são as pesquisas envolvendo microbiota como ferramenta para se mensurar a qualidade ambiental. A fim de discutir a importância do tema, o presente curso se propõe a apresentar um breve panorama teórico acerca do conteúdo e um aporte prático sobre metodologias de coleta e identificação dos organismos. O curso será dividido em três fases: aula teórica, aula de campo e aula prática.

6ª feira – 06/09 - 19-22h

Título do minicurso: Biogeografia do Nordeste Brasileiro

Ministrante: Simone Rezende da Silva

Resumo do minicurso: O mini curso Biogeografia do Nordeste Brasileiro tem como objetivo abordar aspectos naturais e culturais do nordeste brasileiro de forma a propiciar uma visão abrangente, ainda que de forma sucinta, das diversas paisagens desta região. Pretende-se, portanto, apresentar a região a partir de sua rica biodiversidade, em grande parte pouco conhecida dos brasileiros, bem como as interações humanas presentes na região. Serão apresentadas distintas fisionomias dos dois domínios morfoclimáticos presentes na região nordeste (o das caatingas  e dos mares de morros florestados atlânticos), bem como de suas áreas transicionais. Além disso, pretende-se apresentar as potencialidades e fragilidades desta região do ponto de vista do aproveitamento de seus recursos naturais.

• não há limite de vagas, apenas para os cursos de 4ª e 5ª feiras: 30 vagas cada.

Haverá um certificado para cada minicurso.
Profa. Dra. Déborah de Oliveira, FFLCH/USP.
Departamento de Geografia - FFLCH-USP
Co-Promoção
Programa de Pós Graduação em Geografia Física
2 a 6/09/2013

ON-LINE:

Instrumental climatológico alternativo

Levantamento de Solos

Geração de Carta de Fragilidade Ambiental com SIG

Microbiota do solo: Metodologias para coleta e Identificação

Biogeografia do Nordeste Brasileiro

► Atendimento Presencial: das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:30.

19 a 29/08/2013

ON-LINE:

Instrumental climatológico alternativo

Levantamento de Solos

Geração de Carta de Fragilidade Ambiental com SIG

Microbiota do solo: Metodologias para coleta e Identificação

Biogeografia do Nordeste Brasileiro

► Atendimento Presencial: das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:30.