CORSI REGOLARI

Desenvolver as habilidades comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) em italiano, bem como apresentar elementos culturais da Itália.

CORSI DI CONVERSAZIONE

Elementare: Desenvolver a fluência em língua italiana dos participantes, tornando-os mais seguros para se comunicarem oralmente em situações simples e quotidianas.

Intermédio:Praticar e desenvolver a fluência verbal em língua italiana dos participantes, tornando-os mais seguros para se comunicarem oralmente em diversas situações do quotidiano.

CORSI DI LINGUA E CULTURA

Aspetti della cultura italianaPropiciar a utilização da língua italiana em situações comunicativas, exercitando a competência comunicativa; Melhorar a fluência em língua italiana utilizando atividades de compreensão de textos e atividades de compreensão oral (vídeos, documentários, entrevistas e material em áudio) que visem à reflexão sobre aspectos da cultura italiana;Promover por meio de inputs culturais o desenvolvimento e a melhoria das habilidades tanto de compreensão e produção em língua italiana.

Compreensão e discussão de textos jurídicos em italianoCompreender textos jurídicos em língua italiana e adquirir competência do léxico juridico. Os textos jurídicos serão trabalhados de forma progressiva; dos mais simples ao mais complexos, por meio de debates em língua italiana em que os alunos terão oportunidade de praticar o idioma utilizando um vocabulário especifico.

• I generi autobiografici: parlare e scriviere di se italianoO curso terá duas abordagens complementares: a primeira histórico-literária e, a segunda, prática, de uso da língua italiana. Os alunos irão ler, discutir e interpretar trechos de autobiografias, memórias, cartas e diários de personalidades importantes da história e da literatura italiana, assim como de pessoas comuns, publicados em forma de livros ou filmes. Paralelamente, os alunos realizarão atividades de produção oral e escrita voltadas à narração de suas próprias experiências pessoais, incrementando, dessa forma, o léxico e o domínio das estruturas da língua italiana.

• Parliamo di parlare: O objetivo principal deste curso é promover o conhecimento metalinguístico e a aprendizagem consciente dos sons e de sua correspondência escrita na língua italiana, através de materiais lúdicos, multimídias e da análise contrastiva. Deste modo, espera-se que o aluno, ao final do curso, tenha consolidado os aspectos fonéticos e que estes venham a auxiliar e a estimular a produção oral.

• Viaggio nella Toscana di ieri e di oggi: Apresentar aos alunos os principais aspectos que caracterizam a Toscana (antigamente e atualmente) por meio da imersão na cultura dessa região: história, geografia, gastronomia e enologia, curiosidades, festas e músicas tradicionais, turismo, artes, literatura e língua.Propiciar a utilização da língua italiana em situações comunicativas, exercitando a competência comunicativa de compreensão e produção oral e escrita dos alunos. Colaborar para a difusão da cultura e da língua italianas de maneira a extrapolar os limites do âmbito acadêmico e estender à população os conhecimentos compartilhados e produzidos pelas áreas de ensino e pesquisa da universidade.