Fernando Pessoa e o romantismo alemão

VAGAS ESGOTADAS

Apresentar e discutir as relações entre a obra de Fernando Pessoa e o romantismo alemão. Fernando Pessoa foi leitor e crítico do romantismo, alemão - assim como do romantismo francês e inglês - como revelam livros presentes em sua biblioteca particular e textos encontrados em seu espólio. Pretendemos mostrar a importante influência do primeiro romantismo alemão na criação literária pessoana e como algumas questões como a sinfilosofia e a simpoesia - proposta pelos primeiros românticos alemães - foram realizadas na obra do autor português. Para além disto, pretendemos também trabalhar a questão do fragmento na filosofia romântica alemã e na literatura pessoana e a questão do gênio romântico aplicada ao processo heteronímico pessoano, bem como a questão do mito no primeiro romantismo alemão e na escrita pessoana.

Máximo de 50 alunos.

Mínimo de 10 alunos.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Prof Dr Marcio Suzuki, da FFLCH/USP.

Profa. Cláudia Franco Souza.

Departamento de Filosofia, da FFLCH/USP.
24/09 a 12/11/2015

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

14/09 (09:00) a 20/09/2015 (23:59).

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.