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DADOS DO CURSO
Apresentar ao aluno as principais tensões dialéticas entre natureza e história que estão presentes na obra de Theodor Adorno e que determinaram a formulação de uma identidade estética emancipatória alternativa à dominação social produzida pela racionalidade esclarecida. Indicar como alguns elementos psicanalíticos presentes na Teoria Estética permitem a Adorno esperar que as obras de arte produzam um mundo melhor, bem como mostrar como os conceitos de "rememoração da natureza no sujeito" e a experiência da não-identidade oferecem modos de resistência à compulsão à identidade que tudo iguala no capitalismo tardio. Finalmente mostrar como sua obra de maturidade combateu o conservadorismo estético de uma visão definitiva da arte em nome de uma visão constelatória capaz de resgatar possibilidades transformadoras latentes que foram impedidas de se realizar pelos processos crescentes de racionalização social.
Máximo: 50.
Mínimo: 10.
Bruno Almeida Guimarães
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
INVESTIMENTO
Gratuito.