Psicanálise, rememoração e não-identidade na Estética de Adorno

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação
VAGAS ESGOTADAS
Lista de espera

Apresentar ao aluno as principais tensões dialéticas entre natureza e história que estão presentes na obra de Theodor Adorno e que determinaram a formulação de uma identidade estética emancipatória alternativa à dominação social produzida pela racionalidade esclarecida. Indicar como alguns elementos psicanalíticos presentes na Teoria Estética permitem a Adorno esperar que as obras de arte produzam um mundo melhor, bem como mostrar como os conceitos de "rememoração da natureza no sujeito" e a experiência da não-identidade oferecem modos de resistência à compulsão à identidade que tudo iguala no capitalismo tardio. Finalmente mostrar como sua obra de maturidade combateu o conservadorismo estético de uma visão definitiva da arte em nome de uma visão constelatória capaz de resgatar possibilidades transformadoras latentes que foram impedidas de se realizar pelos processos crescentes de racionalização social.

Máximo: 50.

Mínimo: 10.

Mínimo de 85% de frequência obrigatório e nota mínima 5,0. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle (FFLCH/USP)

Bruno Almeida Guimarães

Departamento de Filosofia da FFLCH/USP.
06/10/2017 à 27/10/2017

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

02/10/2017 (09:00) a 05/10/2017 (23:59)

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.