A noção do não-ser em Parmênides

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação
VAGAS ESGOTADAS
Lista de espera

O minicurso tem por objetivo apresentar a anti-intuitiva e controversa noção de não-ser em sua estreia histórica, com Parmênides, autêntico inventor dessa noção. Embora em seu uso corriqueiro o não-ser das coisas se apresente como um conceito normal e amplamente usado, ao pararmos para uma análise mais detida descobrimos que é uma noção extremamente complexa e aporética. Desde Parmênides, essa noção despertou o interesse dos maiores filósofos: de Platão e Aristóteles, na antiguidade, até Heidegger na filosofia contemporânea e mais atualmente nos estudos de lógicas não clássicas. Parmênides parece ter captado a essência de tal noção desde o início. Todavia, a rigorosa aplicação dessa noção na interpretação do mundo o levou à negação do devir, mergulhando a análise na mais anti-intuitiva das visões: um mundo estável e sem mutação.

Ao mesmo tempo, do ponto de vista pedagógico, a análise da noção de não-ser em Parmênides constitui um dos mais clássicos exercícios do estudo filosófico, contribuindo substancialmente à formação da mens philosophica. Este objetivo pedagógico ao lado do objetivo mais propriamente filosófico de olhar de perto a uma das noções básicas da história do pensamento ocidental resultam num passo pequeno - trata-se de um minicurso - mas muito significativo em direção à compreensão dos grande temas filosóficos da humanidade.

Máximo: 50.

Mínimo: 10.

Presença em pelo menos 85% das aulas, nota mínima 5,0 (cinco), monografia exigida ao final do curso, participação nas discussões. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho (FFLCH/USP)

Nicola Stefano Galgano

Departamento de Filosofia da FFLCH/USP.
17/10/2017 à 31/10/2017

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.2014)

02/10/2017 (09:00) a 13/10/2017 (23:59)

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.