Cuerpo y violencia en la literatura y las artes visuales contemporáneas

O curso será ministrado em espanhol
VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

A violência configura o corpo no Ocidente, o projeta, determina suas condições de visibilidade, a hierarquia que a dá forma, seu lugar subordinado e marginal na concepção dualista do humano que a caracteriza. A materialidade do corpo é uma folha em branco na qual o assunto moderno escreve cruelmente a marca do poder e da propriedade. É por isso que a carne se torna uma coisa, descontrair, fatalidade biológica, materialidade abjeta, espaço onde a violência está inscrito. O seminário visa abrir a reflexão em torno de um corpus literário, que se dialoga com as artes visuais / audiovisuais (pintura, instalações, performances, cinema, fotografia, vídeos) e coloca a materialidade no centro. Procura perguntar a esses materiais o que eles dizem sobre o corpo e seu relacionamento com a cultura e a sociedade em que emergem, e em que medida pode ser visto nesse papel um sintoma no qual você pode ler a história contemporânea e sua bio-tanatopolítica . Para realizar este objetivo, os conteúdos são organizados em quatro eixos de estudo: 1. O olhar médico: cadáver e doença 2. Corpos ausentes: desaparecimento de corpos e bipolar. 3. Corpos travesti: excesso e rebelião 4. Corpos de zumbis: negado que retorna.

Máximo de 30 inscritos.

Mínimo de 20 inscritos.

Frequência mínima de 85%. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Profª Dra. Ana Paula Belém Hey, da FFLCH/USP.

Profª. Dra. Alicia Susana Montes

Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH
08/01/2018 a 18/01/2018

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 discente, 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: até 20/11/2017 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio: 21/11/2017, a partir das 14:30:

Aryana dos Santos Oliveira
Lucia Grazielle Pereira
Mariana Soares dos Santos (Terceira idade)

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito.

21/12/2017 (09:00) a 04/01/2018 (23:59).

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.