Empresas y trabajadores en dictadura. Transformaciones productivas y violaciones a los derechos humanos. Aportes desde el caso argentino.

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
O curso será ministrado em espanhol
 
VAGAS ESGOTADAS:  Lista de espera

Natureza do curso
Difusão
Objetivo

Num contexto de diversificação e aprofundamento da produção sobre a história das últimas décadas na América Latina. América Latina, este curso curto visa contribuir para um Estudo interdisciplinar que relaciona os campos de estudo geralmente vistos de forma separada: trajetórias trabalhistas e sindicais, estratégias empreendedorismo, transformação econômica e produtiva, e para os direitos humanos em contextos ditatoriais. A partir da leitura e discussão de investigações sobre o caso na Argentina, que mostrou comparativamente muito na análise articulada destas áreas temáticas (em relacionamento com o desenvolvimento do processo de memória, verdade e justiça de nas últimas décadas), tentaremos estabelecer linhas de diálogo com algumas contribuições recentes ligadas à história do Brasil. É proposto, desta forma, fortalecer o progresso em direção a perspectivas regionais sobre temática e a consolidação de novas redes de pesquisa na Latino-americano Estamos comprometidos com uma abordagem interdisciplinar, tendo em conta as contribuições da história econômica e social, história do trabalho e dos trabalhadores, bem como elementos do debate Direito internacional em matéria de direitos humanos e de negócios. Finalmente, do nosso trabalho como pesquisadores na área, também tentaremos abordar uma série de questões e debates com respeito à metodologia e fontes para o estudo e à análise desses campos da história recente. Este curso propõe a leitura e discussão de pesquisas, muitas das quais muito recentes, em ditaduras, transformações econômicas e militância social, trabalhista e sindical na década de 1970, bem como aspectos de políticas repressivas contra para o caso argentino e para o brasileiro. Nesse contexto, tente localizar os pontos de contato e as diferenças, com o objetivo de contribuir para a reconstrução de um mapa expandido do ativismo laboral, transformações macroeconômicas, produtivo e social, em diálogo com mudanças políticas, bem como em políticas repressivas e seus impactos. Partindo de uma reflexão teórica, conceitual, metodologias e relacionamentos com arquivos e fontes, é proposto conexões entre campos que permitem articular dimensões políticas, condições sociais e econômicas. O curso terá uma dinâmica fortemente orientada para uma troca que permita a reflexões e experiências de processos de pesquisa em andamento sobre ambos os casos, combinados com uma análise crítica das investigações e se aproxima.

Programa
Programa Detalhado
Carga horária
12.00h
Vagas

Máximo de 30 inscritos.

Mínimo de 20 inscritos.

Certificado/Critério de Aprovação
Frequência mínima de 85%. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Coordenação
Profº Gildo Magalhães dos Santos Filho, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Prof. Alejandro Jasinski e Prof. Pablo Peláez.

Promoção
Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH.
Período de Realização
22/01/2018 a 24/01/2018
Detalhes

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

Desistência: 

O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

 

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 discente, 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: até 20/11/2017 CLIQUE AQUI
 
Resultado do sorteio: 21/11/2017, a partir das 14:30:
 
Fernanda Barbosa de Castro
Rodolfo Costa Machado
 
 
ATENÇÃO!

 O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

 

Valor

► Gratuito.

Período de Inscrição
21/12/2017 (09:00) a 04/01/2018 (23:59).
Detalhes

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

Desistência: 

O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.