Freud turns 50. Freud's early theories and their relevance for contemporary philosophy

O curso será ministrado em inglês.
Cancelado a pedido do ministrante

Em 1905, Freud publicou três livros importantes: Os Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, o Fragmento da Análise de um Caso de Histeria e A Brincadeira. Os dois primeiros livros podem ser lidos como um texto que articula as idéias metapsicológicas e clínicas e as teorias que Freud defendeu naquela fase de seu desenvolvimento intelectual. Em contra-distinção ao que muitas vezes se pensa, essas teorias não contêm nenhuma referência ao complexo de Édipo, ao complexo de castração, etc., que muitos consideram estar no cerne da teoria psicanalítica. Se esta afirmação for correta, o que era então posição de Freud em 1905 e qual sua relevância para debates contemporâneos sobre, por exemplo, a natureza e o status da sexualidade humana. Nos concentraremos na primeira edição dos Três Ensaios e nas edições posteriores do mesmo texto. Eu os relacionarei com questões contemporâneas dentro da teoria e filosofia psicanalíticas (teoria de gênero / teoria queer).

Máximo de 40 inscritos.

Mínimo de 20 inscritos.

Frequência mínima de 85%. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle, da FFLCH/USP.

Prof. Dr. Philippe van Haute.

Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH
15/01/2018 a 18/01/2018

Matrícula  Presencial: das 9:00 às 16:45.

LocalRua do Lago, 717 (sala 126), Cidade Universitária, São Paulo, SP

Procedimento de Inscrição: Comparecer na secretaria portando RG e, caso seja professor da rede pública, holerite atualizado.

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 3 discente, 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: até 20/11/2017 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio: 21/11/2017, a partir das 14:30:

Paulo Antonio de Campos Beer
Louise Victoria S.G. Pereira
José Ferreira de sousa Junior

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 400,00: Interessados em geral.
► R$ 360,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 200,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

22/11/2017 a 20/12/2017.

Matrícula  Presencial: das 9:00 às 16:45.

LocalRua do Lago, 717 (sala 126), Cidade Universitária, São Paulo, SP