Iconografía y multiculturalidad en el arte colonial sudamericano

O curso será ministrado em espanhol
VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

O estudo dos temas e personagens representados na arte, seus atributos e significados, um tema de iconografia, foi um dos aspectos mais cedo e assíduo da Iconologia de Cesare Ripa, devido à sua com uma de suas funções centrais ao longo da história: tornar as narrativas presentes capazes de preservar a memória, manter rituais e sistemas de crenças, criar universos simbólicos, espaços de sensibilidade e interpretação comuns e, assim, influenciar as condições de comportamentos de vida e de conduta. Em grande medida, o personagem de modelagem da arte descansou em seu sentido narrativo, na medida em que, como Jerome Bruner mostrou, não apenas expõe histórias, mas o modo e as condições em que tais histórias podem existir, o mundo possível em que eles encontram explicação e significado e com ela uma perspectiva ideológica da vida e das relações entre os homens.

Devido a esta performatividade de imagens e sistemas simbólica em geral para representar experiências, interpretações e vontades figurativamente, o estudo dos repertórios iconográficos do complexo quadro intercultural do mundo colonial oferece revelações. O seminário propõe uma análise da forma como os modelos das diferentes modalidades icónicas (imagens representativas, narrativas, ornamentais) e as formas práticas da tradição iconográfica hispânica cristã foram transmitidos para a América e as alternativas de sua adaptação, apropriação e retrabalho em estas terras. A proposta baseia-se no vínculo inseparável entre as preferências iconográficas e a cultura que as formula e, portanto, sobre as heterodoxias e particularidades que o repertório iconográfico europeu e seu uso sofreram ao serem reprocessados de diversas perspectivas culturais e pragmáticas para as quais deu origem e, por sua vez, diferente um do outro de acordo com o substrato cultural americano envolvido. Caso contrário, a maneira pela qual os sinais artísticos foram lidos de forma ambígua de acordo com a pertença semiosférica, para usar o conceito de Lotman, o receptor.

No desenvolvimento, realizar-se-ão várias abordagens metodológicas da questão dos estudos iconográficos, dos métodos clássicos elaborados pela escola do Instituto Warburg e a historiografia européia da primeira metade do século XX às novas tendências e, em especial, às análises quantitativas e das correntes ligadas à história cultural.

Finalmente, irá propor um olhar sobre a relação entre iconografia e cultura, compreendendo a forma como as imagens se tornam sinais de identidade ligados a pragmáticas particulares envolvidas no cotidiano das comunidades.

Organizacionalmente, o curso será organizado em cinco tópicos, seguindo a estrutura da classe e começando com a apresentação do problema e o curso através dos conceitos e métodos básicos que apoiam as diferentes perspectivas de análise de estudos e estudos iconográficos sobre a narratividade. A partir deste panorama geral, vamos estudar a formulação geral dos programas cristãos espanhóis na América, para finalmente re-elaborar em alguns contextos indianos americanos, em particular o mundo andino, o das missões jesuítas-guaranis e as castas de escravos e negros libertos.

Objetivos:

- Estabelecer parâmetros para a inserção da produção iconográfica em suas condições culturais e sociais de emergência e sua operacionalidade no sistema simbólico e de valores.

- Conhecer e lidar com as diferentes metodologias comuns para a análise iconográfica e suas possíveis formas de complementação. - Conhecer as transformações produzidas nos repertórios iconográficos pela apropriação de diferentes agentes culturais na América colonial. - Compreender as declarações semânticas envolvidas na performatividade iconográfica como um processo dinâmico e aberto sujeito a variações conceituais e pragmáticas.

Máximo de 30 inscritos.

Mínimo de 20 inscritos.

Frequência mínima de 85%. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Prof. Dr. Gildo Magalhães dos Santos Filho, da FFLCH/USP.

Prof. Dr. Ricardo Alberto Gonzalez.

Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH
15/01/2018 a 18/01/2018

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 discente, 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: até 20/11/2017 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio: 21/11/2017, a partir das 14:30:

Kelly Lopes Lunguinho
Alan Klinke Pires

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito

21/12/2017 (09:00) a 04/01/2018 (23:59).

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.