La doctrina del genio en Kant

O curso será ministrado em português
VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

A doutrina do gênio pode ser considerada como (1) uma intervenção de Kant no quadro de um debate emergente que daria origem ao surgimento do romantismo, mas também (2) como um legado de Kant para alguns aspectos desta corrente. Agora, além do significado histórico que lhe é dado, assim que os textos do filósofo são cruzados, torna-se evidente que essa doutrina é complexa e inclui numerosos elementos de interesse. Kant apresenta publicamente sua concepção de gênio, pela primeira vez, na Dedução do princípio a priori dos julgamentos do gosto, dentro da Crítica da faculdade de julgamento. Neste contexto, o gênio é apresentado como condição para a possibilidade de artefatos bonitos: obras de arte. No entanto, se voltarmos a fontes anteriores, em textos particulares que não foram escritos para publicação, descobrimos que a doutrina do gênio varia neles, e que de maneira alguma dificilmente se reduz ao campo da produção estética. No curso proposto, são desenvolvidos dois aspectos do tratamento desta doutrina. Em primeiro lugar, durante a primeira semana, o aspecto histórico evolutivo é abordado. Para isso, analisamos os textos antes da Crítica da faculdade de julgamento em que o filósofo estava preocupado com o gênio. Esses textos são, principalmente, notas de lições e anotações manuscritas do filósofo. Na segunda parte do seminário, durante a segunda semana, a doutrina do gênio, tal como é desenvolvida na Crítica da faculdade de julgamento, é analisada de forma sistemática. Em particular, investigaremos a função que o gênio tem para o sistema crítico e como esse conceito se caracteriza.

Máximo de 30 inscritos.

Mínimo de 20 inscritos.

Frequência mínima de 85%. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Profº Dr. Vladimir Pinheiro Safatle, da FFLCH/USP.

Profª. Dra. Luciana María Marta Martínez

Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH
29/01/2018 a 08/02/2018

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 discente, 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: até 20/11/2017 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio: 21/11/2017, a partir das 14:30:

Ingrid de Mesquia Cordeiro
Caique Olivastro Terenzzo

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito.

21/12/2017 (09:00) a 04/01/2018 (23:59).

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.