Ikebana (Arranjo de Flores) - Estilo Sogetsu

Divulgar a Cultura Japonesa através do Ikebana, arte secular que consubstancia a sensibilidade estética do povo japonês.

No curso de Ikebana Sogetsu serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas com o seguinte conteúdo:

. História do Ikebana
. O Ikebana na vida contemporânea
. Tipos variados de arranjos
.Técnicas: medidas; corte dos galhos, flores e hastes; fixação; ângulos e direções; manuseio dos galhos; estudo das cores; técnicas para prolongar a vida das plantas
Para a consecução deste objetivo, serão usados os livros didáticos editados pela Escola Sogetsu do Japão.

O aluno receberá a cada aula, cópia do esquema gráfico, nomes das plantas usadas e as observações pertinentes, para melhor fixação do conteúdo.

BIBLIOGRAFIA:
TESHIGAHARA, Hiroshi. Ikebana da escola Sogetsu. Tokyo, Japão, Sogetsu Shuppan Inc., 1983.
TESHIGAHARA, Sofu. Kadensho. Tokyo, Japão, Sogetsu Shuppan Inc., 1996.
TESHIGAHARA, Akane. Hana no Purisumu. Japão, 1995.
TESHIGAHARA, Kasumi. Kasumi"s Ikebana for all Seasons. Tokyo, Japão, Shufunotomo Co., Ltd., 1984.
SPARNON, Norman e TESHIGAHARA Kasumi. Ikebana with roses. Tokyo, Japão, Shufunotomo Co., Ltd., 1985.
KARIYAZAKI, Shogo. Hanamutyu. Japão, Rikuyo-sha Publishing, Inc., 1994.
FUKUSHIMA, Koka. Hana-Damari. Japão, Miura Printing Corporation,1994.
KATAYAMA, Ken. Ryo. Japan, Miura Printing Corporation,1997.

• máximo: 30 alunos
• mínimo: 10 alunos pagantes

Mínimo de 85% de presença. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Profa. Dra. Leiko Matsubara Morales, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Profa. Dra. Junko Ota, da FFLCH/USP.

Hilda Kuny Tagusagawa e Marcia Hirata Ortega.

Centro de Estudos Japoneses do Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.
09/03/2018 a 30/11/2018.

Presencial.

Local: Rua do lago, 717 - Prédio da Administração da FFLCH, Sala 126.

Horário: das 9:00 às 16:45.

Procedimento de Inscrição: Comparecer na secretaria portando RG e, caso seja professor da rede pública, holerite atualizado.

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário e 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa até 30/01/2018: CLIQUE AQUI

Resultado do Sorteio: 01/02/2018.

Ingrid de Mesquita Cordeiro (Aluno USP)

Maria Helena Catelli de Carvalho (Docente USP)

ATENÇÃO!

• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 80,00: Interessados em geral.
► R$ 40,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH, professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores e estagiários da FFLCH.

• O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (ver documentos para matrícula).
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Material
• Será cobrado por aula o valor de R$ 40,00 (a ser pago em dinheiro ou em cheque), referente à aquisição de flores e ramos especiais utilizados nos arranjo.
• O valor deverá ser pago em classe por todos os alunos (inclusive os isentos de taxa).

01/02/2018 a 15/03/2018.

Presencial.

Local: Rua do lago, 717 - Prédio da Administração da FFLCH, Sala 126.

Horário: das 9:00 às 16:45.

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.