Teorias da Justiça na Filosofia Política Contemporânea

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação
VAGAS ESGOTADAS
Lista de espera

O curso tem por objetivo geral introduzir aos(as) participantes algumas das teorias da justiça mais importante da segunda metade do século XX, fornecendo subsídios conceituais para a compreensão e participação academicamente orientada nos debates contemporâneos sobre justiça social. Alguns dos principais problemas filosóficos suscitados pelo estudo de teorias da justiça são: (i) O que é justiça social e com base em quais critérios podemos dizer de uma sociedade que ela é justa ou injusta?; (ii) Qual a natureza das teorias da justiça? Qual a sua fundamentação e o seu conteúdo?; (iii) Qual a métrica adequada de distribuição em uma sociedade igualitária?; (iv) Será a igualdade um valor moral independente? Qual a relação da igualdade com valores igualmente valiosos, como a liberdade e a fraternidade?; (v) Qual é o papel de teorias da justiça na crítica social?

Para efeitos de organização, o curso tomará como referência teórica central a obra de John Rawls. Mais especificamente, serão apresentadas e debatidas as teorias da justiça pré e pós-publicação de Uma Teoria da Justiça (1971). As leituras propostas para o curso foram pensadas de forma a abarcar tanto aquelas(es) participantes que estão tendo contato inicial com a discussão, como também aquelas(es) participantes mais avançados, que já pesquisam em áreas correlatas. Na última seção do curso - e caso a proposta tenha apoio entre as/os participantes - será aberto um espaço para a discussão metodológica sobre como escolher e pesquisar problemas de justiça na filosofia política contemporânea.

Máximo: 50.

Mínimo: 20.

Presença mínima de 75%.
Profº. Dr. Ricardo Ribeiro Terra (FFLCH/USP).

Prof. Lucas Cardoso Petroni

Departamento de Filosofia da FFLCH/USP.
04/06/2018 a 15/06/2018.
► Matrícula On-line CLIQUE AQUI.

Curso gratuito.

24/05/2018 (09:00) a 03/06/2018 (23:59).
► Matrícula On-line CLIQUE AQUI.