Antropologia da Cidade: Modos de fazer

Atualização
Pré-Requisito

Graduado.

Trata-se de um curso de introdução à antropologia da cidade, com ênfase na pesquisa etnográfica, voltado à questão das práticas, tanto as realizadas por citadinos no espaço urbano, quanto aquelas que se colocam como desafio para o próprio fazer antropológico. As aulas iniciais abordarão temas clássicos e contemporâneos da antropologia, seguidas de enfoques mais centrados na antropologia urbana, com atenção especial a múltiplas apropriações do espaço público que ocorrem sobretudo na área central de São Paulo, nas esferas do ativismo político, da arte urbana, do lazer e do consumo. Isso inclui uma experiência tópica de observação de determinadas práticas espaciais, a ocorrer também em territórios da área central da cidade.

máximo: 80 alunos
mínimo: 16 alunos

Presença mínima de 75% da carga horária total do curso e entrega de um ensaio final (de até cinco páginas)
o uso de outras linguagens articulada à escrita pode fazer parte do trabalho final (a combinar previamente com os professores ministrantes). Após o término do curso o aluno aprovado deve solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Vice-Coordenação
Prof. Dr. Heitor Frúgoli Junior, da FFLCH/USP.
Co-Promoção
Departamento de Antropologia, da FFLCH/USP.
Calendário Detalhado

Inscrição on-line