The Ecological Turn of Metaphisics

O curso será ministrado em inglês
Matrículas encerradas
O início do curso foi adiado para terça-feira, dia 05/fev, às 10h. A aula prevista para segunda-feira será reposta em outro dia ou período, a ser combinado presencialmente com a Professora Anne na primeira oportunidade.

This course aims to introduce the new trends in French philosophy in order to show an ecological shift, important in French philosophy at least since Bergson. This ecological shift allows us to insist on the fruitfulness of the intellectual links between France and Brazil, especially between our two institutions (the department of Philosophy of University Paris Nanterre and The Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas of the Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) in order to transform our conception of subjectivity, and show important links between philosophy and social sciences, in particular anthropology but also philosophy of technology and politics (feminism, postcolonial studies). In particular, Viveiros de Castro's Cannibal Metaphysics plays an important role, opening methodological epistemology to new understanding of relations among different cultures, and between human and non human. Approching the question of intelligibility as non eurocentred, reconsidering logos without opposing it to muthos leads us towards a new philosophy of « history » engaging the question of human evolution not as teleological progress but as rhizomatic multiplicities.

The task to define new subjectivities in the age of the anthropocene allows us to insist on an antiphenomenological trend in French philosophy, from Bergson to Deleuze, including interesting and mostly unknown thinkers, even in France, such as Gilbert Simondon, who has been recently translated into Brazilian, and Raymond Ruyer, who has been recently translated for the first time into English. While building on the results of my latest book, Artmachine : Deleuze, Guattari, Simondon, I would like to take the discussion further and show a real ecological shift in metaphysics as institutional philosophy meets the results of anthropology (especially Viveiros de Castro, who had a strong impact in France) but also of feminist (Gayle Rubin, Donna Haraway) and decolonial studies (Fanon, Glissant, Mmembe).

The problem is to deconstruct the great Eurocentric narrative of metaphysics as Western in order to define mutant and plural subjectivities, including human and non-human, living and technical agents. This leads to a new definition of technology aswell as to a new understanding of the relationship between agency, subjectivity, art (as territorial expession) and politics. The case of cinema will be examined as crucial to understand collectiv but also technical modes of subjectivation, leading us from industrial cinema to digital networking.

Máximo de 80 inscritos.

Mínimo de 20 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle, da FFLCH/USP.

Profa. Anne Sauvagnargues (Université Paris Nanterre - Paris X)

Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH.
04/02/2019 a 07/02/2019

Horário9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio
Vagas com bolsa: 5 alunos USP, 1 funcionário USP, 1 para 3ª idade e 1 para comunidade externa.

Formulário para sorteio de bolsa: até 17/01/2019 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio: 21/01/2019, às 09 horas.

Ana Clarice Rodrigues Costa Comunidade externa
camila chang feitosa Terceira Idade
Breno Isaac Benedykt Aluno USP
Giovana Pereira Langoni Aluno USP
Julia Bunemer Nojiri  Aluno USP
Fernando Duvaresch Costa Aluno USP
Régis de Melo Alves Aluno USP

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 50,00: Interessados em geral.
► R$ 45,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 25,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

21/01/2019 a 31/01/2019.

Horário9:00 às 16:45.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.