A Filosofia Política de Thomas Hobbes

O curso tem por objetivo apresentar uma introdução abrangente da filosofia política de Hobbes e tratar de dois temas centrais do pensamento do autor inglês: a teoria da obrigação e a relação entre ciência e política, esta última, tema de nosso projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Pós-Doutorado. Para tanto, pretende-se iniciar com uma apresentação do pensamento político de Hobbes e do contexto histórico e intelectual do seu desenvolvimento e posteriormente passando por temas fundamentais como o projeto de ciência civil, estado de natureza, contratualismo, autorização, entre outros. Finalmente se tratará, partindo desses fundamentos, do problema da obrigação, tendo por base a discussão sobre o projeto de ciência civil de Hobbes, que é o problema central da pesquisa proposta para o pós-doutorado.

Máximo de 50 alunos.

Mínimo de 10 alunos.

Frequência mínima de 75%. Após a finalização do curso o certificado será enviado por e-mail, assim que os organizadores disponibilizarem a lista dos aprovados.
Prof. Dr. Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros, da FFLCH/USP.

Clovis Brondani

Departamento de Filosofia, da FFLCH/USP.
10/06/2019 a 14/06/2019

Matrícula On-line pelo Sistema Apolo.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

30/05/2019 (09:00) a 05/06/2019 (23:59)

Matrícula On-line pelo Sistema Apolo.