A gramática e a linguística em sala de aula - Módulo II

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.

Natureza do curso
Atualização
Pré-Requisito

1. Diploma de graduação.

Objetivo

O objetivo central do curso é instrumentalizar professores de português da rede básica de ensino e profissionais de editoração de livros didáticos dessa disciplina com ferramentas conceituais da linguística para abordar, de maneira mais adequada, os desafios impostos pelo ensino de gramática e de redação para alunos de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA.

Programa

Aula 1 19/10/2019 Apresentação do curso; noções de história; panorama histórico dos estudos linguísticos, conceitos de gramática.
Aula 2 26/10/2019 Variação linguística e ensino de língua materna
Aula 3 09/11/2019 Conceito de gênero; gêneros textuais x gêneros discursivos; composição do gênero; análise de gêneros escritos, orais e multimodais; ferramentas para o trabalho de gênero em sala de aula.

Bibliografia básica

BAGNO, M. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola. 56ª ed. 2017.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola. 2ª ed. 2004.
BONINI, A. Mídia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Línguística Aplicada, v. 11, n. 3. Belo Horizonte: 2011.
DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M. ; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. LEITE, M. Q. O nascimento da gramática: uso e norma. 2. ed. São Paulo: Humanitas / Paulistana, 2007. v. 1. 333p .
KOERNER, K. Models in Linguistic Historiography. KOERNER, Konrad (ed.). Practicing linguistic historiography: selected essays. Amsterdam: John Benjamins, 1989, p. 47 – 59. KOERNER, K. O problema da metalinguagem em Historiografia Linguística. DELTA 12, 1, 1996, p. 95-124.
PETRONI; OLIVEIRA. Livro didático de língua portuguesa: formando o leitor e o produtor de textos?. Polifonia, v. 17, n. 21. Cuiabá: 2010.
NEVES, M. H. M. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora Unesp, 2002. ROJO, R. H. R; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2015. SILVA, S. P. Multimodalidade, afinal, o que é? Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/artigos/multimodalidade-afinal-o-que-e (último acesso em: 16/03/2018)
SWIGGERS, P. La historiografía de la lingüística: apuntes y reflexiones. Revista Argentina de historiografía lingüística, I, 2009, p. 67-76. VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2009.

Programa Detalhado
Carga horária
12.00h
Vagas

Máximo de 50 alunos.

Mínimo de 10 alunos.

Certificado/Critério de Aprovação
Para fazer jus ao certificado de extensão, o participante precisará ter presença mínima de 75% e nota final 5.0. A avaliação será feita tanto através de texto-síntese redigido a partir das reflexões conjuntas desenvolvidas no curso quanto através da participação ativa nas discussões em sala de aula.
Coordenação
Prof. Dr. Ivã Carlos Lopes, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)
  • Maria Eugênia Martins Barcellos  
  • Monique Amaral de Freitas 
  • Olivia Yumi Nakaema
  • Stela Maris Gabriel Danna
Promoção
Departamento de Linguística, da FFLCH/USP.
Período de Realização
19/10/2019 a 09/11/2019.
Detalhes

Online a partir do formulário: https://forms.gle/KGXPH9cNtwMYFs458

Desistência: 

O aluno desistente deverá enviar um a-mail para agenda@usp.br, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

 

LISTA DE ALUNOS COM MATRÍCULA APROVADA:


Nome Completo:
Alessandra Batelo Domingues
Amanda Ermani Oliveira Maia 
Ana Lúcia dos Santos Joaquim
Angela Cristina Coelho
Antonio Rafael Marçal da Silva
Ariane Maria Coelho
Daniele Lopes de Oliveira
Elzita Matias da Silva
Éverton de Camargo Ribeiro 
IRANI VANESSA DOS SANTOS 
Jéssica Alves da Silva
Juarez Donizeti Ambires
Juliana Paula de Souza
Julio Cesar Marques
Leide Jane Oliveria da Silva
Leonardo Silva Rocha
Letícia dos Santos Perussi Piva
Lidiane Pedroso Gonçalves
Maria Helena Barros Silva
Mariangela Gifoni Tierno
MÔNICA FERNANDA ZORZI
Natália Kessuani Bego Maurício
Patricio Antonio Cofré Poblete
Priscila Aparecida Pinheiro de Sousa
Rafael Lima de Carvalho
RINALDO CAVALCANTE DOS SANTOS
Roseane Chagas Carvalho
Roseli da Silva Ribeiro
SANDRA MARTINS CORREIA
Silene Lopes da Silva
Sisina Aparecida Peruzin 
Vera Cambiatti da Costa
Viviam Silva Moreira
Viviane de Azevedo Lucato

 

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
01/10/2019 a 16/10/2019.
Detalhes

Online a partir do formulário: https://forms.gle/KGXPH9cNtwMYFs458

Desistência: 

O aluno desistente deverá enviar um a-mail para agenda@usp.br, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

 

LISTA DE ALUNOS COM MATRÍCULA APROVADA:


Nome Completo:
Alessandra Batelo Domingues
Amanda Ermani Oliveira Maia 
Ana Lúcia dos Santos Joaquim
Angela Cristina Coelho
Antonio Rafael Marçal da Silva
Ariane Maria Coelho
Daniele Lopes de Oliveira
Elzita Matias da Silva
Éverton de Camargo Ribeiro 
IRANI VANESSA DOS SANTOS 
Jéssica Alves da Silva
Juarez Donizeti Ambires
Juliana Paula de Souza
Julio Cesar Marques
Leide Jane Oliveria da Silva
Leonardo Silva Rocha
Letícia dos Santos Perussi Piva
Lidiane Pedroso Gonçalves
Maria Helena Barros Silva
Mariangela Gifoni Tierno
MÔNICA FERNANDA ZORZI
Natália Kessuani Bego Maurício
Patricio Antonio Cofré Poblete
Priscila Aparecida Pinheiro de Sousa
Rafael Lima de Carvalho
RINALDO CAVALCANTE DOS SANTOS
Roseane Chagas Carvalho
Roseli da Silva Ribeiro
SANDRA MARTINS CORREIA
Silene Lopes da Silva
Sisina Aparecida Peruzin 
Vera Cambiatti da Costa
Viviam Silva Moreira
Viviane de Azevedo Lucato