Estética japonesa: uma perspectiva filosófica

Este curso tem como objetivo apresentar o pensamento de estejas e filósofos japoneses (em sua maioria) que escreveram sobre a temática da estética japonesa. Tratando de escritos publicados em diversos momentos históricos após a introdução no Japão da filosofia como uma disciplina acadêmica, veremos as estratégias argumentativas e bases teóricas que transformaram os tempos que antes pertenciam principalmente à tradição da poética clássica japonesa em conceitos filosóficos acerca do belo e da arte. Se por um lado a disciplina da estética surge em um primeiro momento para demonstrar o fundamento racional e objetivo de fenômenos como o belo e a arte que pareciam relegados à completa subjetividade, por outro a estética japonesa parece se pautar na argumentação de que haveria uma sensibilidade estético-artística particular e própria ao Japão e/ou aos japoneses expressa pelos termos que compõe seu vocabulário. Desse modo, a discussão filosófica se complexifica além da distinção subjetivo/objetivo para a esfera do particular/universal que se ramifica para outros campos Hllosóâcos como o da cultura, religião, etnia, ética e política. Ao decorrer das aulas, analisaremos textos selecionados desses filósofos na tentativa de esclarecer as bases teóricas de suas abordagens, os deslocamentos entre os conceitos que criam e aqueles da tradição japonesa, as modificações dos conceitos de belo e arte que promovem e as transformações sofridas pelos termos da estética japonesa quando tratados filosoficamente.

Máximo: 50.

Mínimo: 5.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Neide Hissae Nagae

Diogo César Porto da Silva.

Departamento de Letras Orientais (FFLCH/USP)
19/05/2020 a 22/05/2020

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

01/05/2020 (09:00) a 18/05/2020 (23:59)

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.