Escritoras com raízes japonesas que transpõem fronteiras - ciclo de leituras das autoras contemporâneas Ariyoshi, Oba, Tawada e Yamashita

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
VAGAS ESGOTADAS - LISTA DE ESPERA

O presente curso tem como objetivo apresentar escritoras japonesas contemporâneas que tiveram vivência em países estrangeiros por diversos motivos, com períodos de curta ou longa permanência no exterior e em cujos escritos revelam essas influências, ora em contraste com o espaço japonês, ora em diálogo com a intimidade feminina diversa da mulher com raízes japonesas e que se abre para novas práticas e pensamentos. Serão abordadas questões de gêneros, da transposição de fronteiras nacionais e linguísticas em diálogo com as impressões e interpretações do público brasileiro da comunidade interna e externa da USP, por meio de leituras de obras literárias em língua japonesa para estudo e aprofundamento linguístico e cultural. O formato em ciclos de leitura com foco em quatro autoras contemporâneas atende também à necessidade de verificar a recepção das mesmas pelos leitores participantes como pesquisa de campo para o Projeto de Pós-Doc proposto. O oferecimento do curso em língua japonesa justifica-se pela importância em se ler no original e pela necessidade de incentivar e capacitar as pessoas que também possuem dificuldades com a leitura em língua japonesa, pois pretende-se, ainda oferecer subsídios para acompanhamento das leituras em forma de plantão de atendimentos.

Máximo: 30.

Mínimo: 5.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Neide Hissae Nagae.

Keiko Susaki.

Departamento de Letras Orientais (FFLCH/USP)
07/10/2019 a 02/12/2019.

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

25/09/2019 (09:00) a 07/10/2019 (23:59).

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.