Métodos consensuais de gestão de conflitos para funcionários da FFLCH/USP

VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

Em um contexto em que a crise política e econômica aprofunda problemas sociais e traz novos desafios para a sociedade brasileira, este curso tem como objetivo fornecer subsídios a quem se interessa pela temática das práticas consensuais de gestão de conflitos, especialmente a mediação e a justiça restaurativa. O curso propõe um olhar apurado em relação ao fenômeno do conflito e à complexidade que o envolve, em contraposição às respostas "fáceis" e "prontas", não raras vezes violentas, que parecem emergir com mais força em momentos como o atual.

O curso apresentará algumas técnicas e habilidades da mediação e facilitação de diálogos restaurativos, de modo que os(as) participantes possam adquirir novas capacidades autocompositivas, revalorizar aquelas que já possuem e experimentar algumas ferramentas da mediação e da comunicação não violenta.

I CONTEÚDO SELECIONADO

1. A Comunicação Não Violenta (CNV) e suas técnicas
2. Justiça Restaurativa e as práticas circulares
3. A escuta ativa e a mediação de conflitos
4. Utilizando as ferramentas da mediação para lidar com conflitos

II. METODOLOGIA

Encontros com exposição de conteúdo, leitura conjunta e exercícios em sala, além de dinâmicas e simulações que visem à vivência do conteúdo aprendido.

III. AVALIAÇÃO: Presença em 75% (oitenta e cinco por cento) dos encontros e participação em sala.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Guilherme de Assis. “Mediação e o reconhecimento da pessoa”. In. Revista do Advogado: Mediação e Conciliação. São Paulo, nº 123, agosto de 2014, p. 5-9.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Azevedo, André Gomma de (org.). Manual de mediação judicial. Brasília, CNJ, 2016, 6ª edição. Disponível em http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2016/07/f247f5ce60df2774c5….
DUNKER, Christian. Como Aprender a Escutar o outro? Casa do Saber, 04/07/2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zo-jk4kVtE8. Consultado em: 12/09/2019.
NUPEMEC TJRS. A locatária, uma mediação simulada. Porto Alegre/RS, 12/06/2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EcVvx0vr7Yk&index=5&list=PLSl4SVUvTMNIKQ.... Consultado em: 10/07/2018.
PRANIS, K. Processos Circulares (2010). São Paulo: Palas Athena.
ROSEMBERG, Marshal. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 2ª ed. São Paulo: Ágora, 2006.
ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. 1ª ed. São Paulo: Palas Athena, 2012.

35 para funcionários da FFLCH
05 para funcionários da USP

Mínimo de 75% de presença. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, da FFLCH/USP.

Juliana Tonche

Tatiana Santos Perrone

Comissão de Treinamento da FFLCH/USP.
16/10/2019 a 25/10/2019.

► De 01 a 06/10/2019: apenas para funcionários da FFLCH.

(as instruções para a matrícula serão enviadas pelo e-mail da Comissão de Treinamento da FFLCH.

De 08 a 13/10/2019: funcionários da USP de outras unidades.

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo (a partir do dia 08/10, às 09:00).

Observações:

1. Se houver vagas remanescentes no período da FFLCH elas serão destinadas para o segundo período de matrícula.

2. Qualquer funcionário USP poderá fazer a matrícula no segundo período.

3. Não é necessário acesso restrito ao Apolo. A matrícula é realizada pelo acesso público do sistema.

O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas).

01/10 a 13/10/2019.

► De 01 a 06/10/2019: apenas para funcionários da FFLCH.

De 08 a 13/10/2019: funcionários da USP de outras unidades.

Matrícula Online pelo  Sistema Apolo (a partir do dia 08/10, às 09:00).

Observações:

2. Qualquer funcionário USP poderá fazer a matrícula no segundo período.