Mulheres no campo político brasileiro: um olhar sociológico

Vagas esgotadas: Lista de espera.

O curso tem como objetivo analisar a representação feminina no campo político brasileiro e compreender em que medida os discursos conservadores implicam diretamente em uma forma de atuação política. Ao mobilizar a literatura da Sociologia Política, nos deteremos em analisar como tem se dado o embate na arena política relativos às demandas da agenda feminista, além do tradicional debate entre os papéis destinados às mulheres e a dicotomia entre espaço privado versus público.

O curso será dividido em três momentos distintos: O primeiro destina-se a apresentar um panorama teórico sobreo campo político de acordo com Pierre Bourdieu e como esse debate tem chegado ao Brasil. Após cercear esse campo de disputas abordaremos, no segundo tópico, as elites políticas brasileiras fazendo um estudo de caso da trajetória de Dilma Rousseff. Nesse momento, observaremos como se dá a construção da imagem pública das mulheres nos cargos de liderança, quais os dilemas, perspectivas e capitais mobilizados.

No terceiro, já em um período pós-impeachment de Rousseff, será analisada a ascensão de um discurso antifeminista e sua relação com as teorias dos afetos, entendendo que tal discussão contribui para o esclarecimento da natureza dos impasses dos vínculos sociopolíticos.

Máximo: 40 inscritos.

Mínimo: 5 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Ana Paula Belém Hey, da FFLCH/USP.

Camila Carolina Hildebrand Galetti

Jessica Mayara de Melo Carvalho

Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
03/02/2020 a 07/02/2020.
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

21/01/2020 (09:00) a 31/01/2020 (23:59).
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.