Primeiros passos na pesquisa histórica: o uso de fontes censitária, cartorial e visual - limites e potencialidades

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
Vagas esgotadas: Lista de espera.

O propósito central do curso é apresentar ao público os inventários post mortem, as listas nominativas de habitantes e as fontes visuais enquanto documentos históricos que devem ser submetidos à análise crítica. Para tal, o primeiro objetivo é apresentar a fonte em seu caráter formal. No caso das listas nominativas e inventários, serão discutidas as suas confecções e razões de ser, assim como sua contextualização história, até o resultado que pode chegar às mãos dos historiadores. Para as fontes visuais, serão discutidos os diferentes tipos de imagem que podem ser trabalhadas, a necessidade de se fazer distinção por técnica, contexto de produção, autoria e até dimensão. O segundo objetivo é destacar as possibilidades de estudos a partir destas fontes, buscando nas obras já publicadas a base para esta discussão. Por fim, buscar-se-á revisitar algumas pesquisas a fim de levantar limitações interpretativas que decorrem do uso destas fontes na pesquisa histórica.

Máximo: 60 inscritos.

Mínimo: 5 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Carlos de Almeida Prado Bacellar, da FFLCH/USP
  • Breno Aparecido Servidone Moreno
  • Carlos Eduardo Nicolette
  • Nicole Leite Bianchini
Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
03/02/2020 a 05/02/2020
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

21/01/2020 (09:00) a 31/01/2020 (23:59).
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.