A figuração dramatúrgica da homossexualidade nas peças de Tennessee Williams

Vagas esgotadas: Lista de espera.

As peças de Tennessee Williams, um dos mais consagrados dramaturgos estadunidenses do século XX, são populadas por personagens à margem da ordem vigente, que nunca podem ocupar o centro das estruturas econômicas nas quais estão inseridos: são mulheres, andarilhos, alcoólatras, homossexuais e negros no contexto das acirradas relações de trabalho da sociedade capitalista nos Estados Unidos entre os anos 1947 e 1955. O objetivo deste curso é analisar e discutir a figuração dramatúrgica da homossexualidade em duas peças do autor, Um bonde chamado Desejo (1947) e Gata em telhado de zinco quente (1955), traduzidas para o português, a partir de uma análise histórico-materialista que procure observar as relações entre os personagens homossexuais e as condições sociais, históricas e políticas nas quais eles estão inseridos. Após uma breve introdução à obra do autor e uma contextualização histórica do período em questão, o curso delineará a análise de trechos previamente escolhidos de cada uma das duas peças, a serem lidos pelos participantes, levando em consideração aspectos como personagens, tempo, espaço e rubricas de cada uma. Por fim, será proposta uma discussão acerca das interpretações feitas pela crítica especializada sobre a homossexualidade na obra do autor ao longo das últimas décadas, no Brasil e nos EUA. A discussão final busca, a partir dos textos analisados, problematizar a perspectiva biografista e a abordagem psicologizante amplamente utilizadas na interpretação da obra do autor, e propor uma reflexão mais ampla sobre o lugar da crítica histórico-materialista em um contexto de proliferação, nas artes cênicas e nos estudos literários, das teorias queer, das políticas identitárias e das abordagens desconstrutivistas do texto teatral.

Máximo: 50 inscritos.

Mínimo: 5 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Daniel de Mello Ferraz, da FFLCH/USP.

João Victor Pereira da Silva

Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
11/02/2020 a 13/02/2020.
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

21/01/2020 (09:00) a 31/01/2020 (23:59).
► Matrícula On-line pelo Sistema Apolo CLIQUE AQUI.