For a critical understanding of democracy: Hans Kelsen and Joseph A. Schumpeter in comparison

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
O curso será ministrado em inglês.

The course aims to reflect critically on the meaning of modern and representative democracy through the works of two major political thinkers of the 20th century: Hans Kelsen and Joseph A. Schumpeter. Both addressed the following questions: what does democracy mean?, How does it work?, What is the relationship between the rulers and the ruled?, Does democracy presuppose specific values?, Does it need to be defended through special instruments?
Kelsen' and Schumpeter's answers to such fundamental questions - which still have a great relevance for our current reality - will be analyzed in this course by taking into account:

1. the authors' intellectual formation and the major theoreticalpolitical influences on their scholarly work;
2. the historical-political context within which they elaborated on such issues;
3. their theories as example of a proceduralist conception of democracy;
4. the main similarities and differences between Kelsen' and Schumpeter's proceduralism. With regard to the latter aspect, the course will pay particular attention to the issue of political leadership and how Kelsen and Schumpeter interpreted it.

At the end of the course Kelsen' and Schumpeter's democratic theories will be discussed in order to understand to what extent and in what sense they might be still a good key to critically interpreting current democratic systems.

Máximo de 60 inscritos.

Mínimo de 20 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Profa. Dra. Arlene Elizabeth Clemesha, da FFLCH/USP.

Profa. Sara Lagi

Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH.
10/02/2020 a 13/02/2020.

Horário9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio
Vagas com bolsa: 4 alunos USP, e 2 para 3ª idade.
Formulário para sorteio de bolsa: até 17/01/2020 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio: será divulgado até 20/01/2020

Matheus Ichimaru Bedendo
Fernanda Aparecida Cimetta Lopes
Wolfgang Walter Schulze
Luis Pedro Polesi de Castro
Adriana Pereira Matos
Julia Battistuzzi Penachioni

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 50,00: Interessados em geral.
► R$ 45,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 25,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

20/01/2020 a 31/01/2020

Horário9:00 às 16:45.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.