Estudos sobre o Japão Contemporâneo: Família, Relações de Gênero e Sociedade

Níveis Oferecidos

ATENÇÃO: Mudança de datas.

O curso tem como objetivo geral divulgar a sociedade japonesa contemporânea sob a ótica das relações sociais de gênero inseridas nos contextos histórico, social, político e econômico. Seu objetivo específico é desconstruir as idéias naturalizadas sobre a sociedade japonesa e conhecê-la a partir de uma visão crítica. A metodologia empregada é a da leitura compartilhada de trabalhos dos alunos e dos textos relacionados, em língua estrangeira e japonesa.

Trata-se de um grupo de estudos sobre o Japão moderno e contemporâneo, tendo como eixo principal de reflexão a família, casamento e relações de gênero, temas ministrados no curso de difusão ministrado por mim entre outubro e dezembro de 2010, intitulado “Aspectos do Japão contemporâneo – família, casamento e relações de gênero”. Lembrando que o curso tratou das transformações da família, do casamento e das relações de gênero (relações sociais entre homens e mulheres) no Japão desde a era Meiji, quando iniciou-se a modernização do país, até os dias de hoje, passando pelas fases do crescimento econômico do pós-guerra e, posteriormente, de sua estagnação, que continua até os dias de hoje.

Método:
Iniciamos com a leitura compartilhada e discussão das monografias entregues no final do referido curso. Num segundo momento, entraremos na leitura e discussão de publicações relacionadas.

• máximo: 20 alunos
• mínimo: 4 alunos

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença e nota 7.
Prof. Dr. Koichi Mori, da FFLCH/USP.

Yumi Garcia dos Santos, pós-graduada da FFLCH/USP.

Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.

•  Matrícula ON-LINE, das 9:00 às 23:59 (enquanto houver vaga)
•  Matrícula Presencial (enquanto houver vaga)