Outras vozes literárias na escola: a presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira

Novo

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.

Natureza do curso
difusao
Portuguese, Brazil
Público Alvo

Professores de língua portuguesa (educação infantil, fundamental e médio), responsáveis por sala de leitura, bibliotecários. Caso haja vagas, professores de artes e história.

Objetivo

Compartilhar com os educadores do ensino básico um repertório literário normalmente negligenciado e/ou ignorado, além de proporcionar embasamento teórico e pedagógico sobre o significado da inclusão de autores e textos africanos e afro-brasileiros nesse contexto escolar. Espera-se, assim, que o curso aponte caminhos e disponha instrumental para que possam atuar com propriedade no cumprimento da Lei n° 11.645/08, que determina, entre outras questões, a inclusão de temas referentes à história e às culturas africanas e do negro no Brasil.

35.00h

máximo: 120 alunos
mínimo: 20 alunos

Certificado/Critério de Aprovação
Os alunos deverão apresentar um trabalho ao final do curso. A nota mínima para aprovação é 7,0 e frequência de 75% Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Rosangela Sarteschi, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)
  • Laíz Colosovski Lopes
  • Maria Paula de Jesus Correa
  • Nara Lasevicius Carreira
  • Rosangela Sarteschi
Promoção
Centro de Estudos Africanos, Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e Núcleo de Pesquisa Brasil – África (NAP Brasil – África)
Período de Realização
04/04/2020 a 20/06/2020
Sábado, das 9:00 às 14:00
Local
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 101 - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cid. Universitária - SP
sex, 17/04/2020 - 15:38
Público Alvo para Sorteio

I - Comunidade USP: 1 doscente, 4 discente, 1 outros, 4 funcionários. Terceira idade: 2

Formulário para SORTEIO DE BOLSA: até 15/03/2020 CLIQUE AQUI

Resultado: 16/03/2020

II - CATEGORIA OUTROS: 1 bolsa.

Período de inscrição: 03 a 15/03/2020.

Seleção: enviar os seguintes documentos para cea@usp.br:
1) carta/justificativa de pedido de vaga; 2) currículo atualizado; 3) comprovante ou declaração de isento do IRRF.

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.

► R$ 70,00 : Interessados em geral
► R$ 63,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 35,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

Detalhes
• O pagamento será à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula;
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso;
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Período de Matrícula (enquanto houver vaga)
16/03/2020 a 31/03/2020
Detalhes

Horário: 9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Maiores informações no Centro de Estudos Africanos (CEA): 3091-3744 - cea@usp.br.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP)

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.

Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preenc
her as vagas.