O amor de Sócrates: um retrato da concepção platônica madura de ‘filosofia’

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Não haverá lista de espera para esta edição dos Cursos de Inverno da FFLCH

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Público Alvo

Interessados em geral.

Através de uma investigação das motivações que levam seu personagem Sócrates ao diálogo filosófico, apresentar a concepção do Platão 'maduro' sobre o que é a filosofia. Em resumo, trata-se de mostrar como a filosofia é simultaneamente resultado de e estímulo a um desejo inscrito na alma humana, e não algo que se realiza apenas com a obtenção ou codificação do conhecimento. O curso explora a imagem do personagem Sócrates como epítome de uma vida vivida tendo a filosofia como paixão central. Platão pinta um personagem cujas ações demonstram a indissociabilidade entre a filosofia e erôs, a motivação socrática constante. A imagem se faz especialmente vívida nos diálogos discutidos nas últimas duas aulas do curso - o Banquete e o Fedro -, nos quais Platão usa um vocabulário erótico para mostrar como o desejo filosófico é indistinguível do amor. É, afinal, desejo pela realização do irrealizável, ou pela obtenção do 'inobtenível': alcançar o conhecimento da verdade.

Máximo: 50

Mínimo: 05

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho, da FFLCH

Antonio Lessa Kerstenetzky

Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
28/07/2020 a 07/08/2020
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados.

Terça-feira, 17:00 às 19:00

Sexta-feira, 17:00 às 19:00

22/07/2020 (Quarta-feira), às 09:00.