Club de lecture 3: Littérature, cinéma et d' autres arts (on-line)

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação.

Público Alvo

Alunos interessados pela cultura e literatura francófonas e pela língua francesa. Alunos que já cursaram o Club de Lecture 2 ou interessados em geral que possuam os seguintes requisitos: DELF A2, N4 - cursos extracurriculares, N3 graduação

Pré-Requisito

O curso objetiva ler com os alunos excertos literários e discutir sobre a ligação deles com outras artes, bem como suscitar temas para discussões sobre a leitura desses textos e suas relações com os filmes e outras obras de arte. Ele visa também a motivar a expressão oral e escrita em francês dos alunos.

Programme – Mardi 14h00 – 17h00

Roman

• Travail avec l’œuvre La délicatesse (2009), de David Foenkinos, et de son adaptation cinématographique, réalisée par David Foenkinos et Stéphane Foenkinos, en 2012.
  • Travail à partir de la lecture du roman L’Écume des jours (1947), de Boris Vian, et de son adaptation cinématographique, réalisée par Michel Gondry, en 2013.
  • Travail avec l’œuvre Soumission (2015), de Michel Houellebecq.

• Travail avec la pièce de théâtre Le Malentendu (1943), d’Albert Camus.
  • Travail avec la nouvelle Le chef d’œuvre inconnu (1831), de Balzac.

Évaluation : Présentation qui établit une relation entre un texte littéraire d’un des auteurs et une autre œuvre (film, peinture, sculpture, pièce de théâtre, exposition, musique, cuisine). (Présentation de 15 minutes)

Máximo de 20 inscritos.
Mínimo de 8 inscritos.

Mínimo de 75% de frequência. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, da FFLCH/USP.
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
11/08/2020 a 24/11/2020
O curso será on-line. As ministrantes entrarão em contato por e-mail.

Turmas

Dias e Horários

Professora

(14:00 às 17:00)

Flávia Herédia Miotto Mariane Damasceno

Público Alvo para Sorteio
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 discente USP e 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa até 21/07/2020 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio (22/07/2020):

Luiz Ignácio Nogueira da Gama (Terceira idade)
Renata Biagioni Wrobleski (Aluno USP)

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH; monitores atuais do Francês do Italiano no Campus.
► R$ 900,00 ou 2x 450,00: Interessados em geral.
► R$ 810,00 ou 2x 405,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
 R$ 450,00 ou 2x 225,00: Graduandos em Francês da FFLCH (trazer comprovante do Sistema Júpiter), profs. ativos da Rede Pública (trazer comprovante), maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH com vínculos nos Sistemas USP.

• Pagamento à vista ou em duas parcelas: ato e 30 dias.
  • O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
  • Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
  • Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
  • O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
22/07/2020 a 01/08/2020

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

► Os boletos serão enviados por e-mail.

► Para o público que há desconto, enviar os comprovantes até dia 05/08/2020 para agenda@usp.br

► Quem não enviar o comprovante até essa data receberá o boleto com o valor completo.

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • As vagas são limitadas.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas. Não tire a oportunidade de outro interessado.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.