Fonologia, Aquisição e Educação (On-line)

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:​​​​​​​

Professores da educação básica (Ensino Fundamental I) ativos na rede pública de ensino.

Pré-Requisito

Sim:

Graduado, apenas com diploma em Pedagogia.

Durante o processo de matrícula on-line, o interessado precisará anexar os documentos comprobatórios de pertencimento ao público alvo e o comprovante de finalização de curso de graduação em Pedagogia. Diplomas de outra graduação serão invalidados.

O curso está organizado em três eixos principais: educação, fonologia e aquisição. No primeiro deles, pretende-se explicitar um panorama histórico de como os métodos de alfabetização se desenvolveram no sistema educacional brasileiro e dos princípios que norteiam cada um deles - com foco especial no método fônico.

Busca-se, também, discutir aspectos relacionados ao letramento, o que o distingue da alfabetização, às intuições do falante no processo de escrita e a heterogeneidade que a constitui. Na segunda parte do curso, planeja-se expor conceitos básicos de fonologia articulatória e de processos fonológicos que possam intervir na aquisição de escrita, a fim de dar ferramentas linguísticas aos docentes. A terceira parte, de aquisição, relaciona-se diretamente às demais, tendo em vista que objetiva explicitar as confluências entre o processo de aquisição fonológica e a alfabetização. Aborda-se, ainda, os distúrbios de linguagem e de escrita.

Máximo: 90.

Mínimo: 05.

Mínimo de 75% de frequência e nota final 5,0. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Raquel Santana Santos, da FFLCH

Aline de Lima Benevides - DL/USP
Ana Paula Piola - DL/USP
Andressa Toni - DL/USP
Carla Pereira Minello - IEL/UNICAMP
Graziela Pigatto Bohn - DL/USP

10/04/2021 a 26/06/2021.
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.
Sábado 09:00 às 12:00

31/03/2021 (09:00) a 04/04/2021 (23:59).

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 05/04/2021.

► Pré-requisito:

1. Graduado, apenas com diploma em Pedagogia.

Durante o processo de matrícula on-line, o interessado precisará anexar os documentos comprobatórios de pertencimento ao público alvo e o comprovante de finalização de curso de graduação.

Candidatos que não apresentarem os documentos necessários terão as inscrições recusadas pela equipe de seleção.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.