Oficina de mangá: teoria e prática - criação de personagens (on-line)

Os ministrantes abriram mais 30 vagas e foram sorteadas entre os inscritos.

Público interessado em geral (maiores de 18 anos*).

*Caso o participante tenha uma idade menor que 18 anos, entrar em contato com agenda@usp.br

O objetivo do projeto é apresentar a arte de fazer mangá, enfatizando a criação de personagens e ilustração tradicional, tanto para o público conhecedor e apreciador quanto para aqueles que queiram conhecê-lo.

Objetivo específico:
Através da análise de aspectos teóricos, técnicos, orientação sobre a criação de personagens e ilustração, pretende-se apresentar a história do mangá, as influências, semelhanças e diferenças da arte de construção de personagens de mangá dando ênfase aos aspectos visuais que o quadrinho japonês possui quando comparado aos quadrinhos europeu e americano. Os estudos e as características estéticas serão considerados desde a criação do termo dado pelo artista gravador Katsushika Hokusai até sua presença nas artes visuais contemporânea, particularmente, na arte pop japonesa. Nas apresentações teóricas, serão convidados 5 (cinco) palestrantes que abordam a cultura, arte e sociedade japonesa para ampliar o conhecimento dos alunos.

Máximo: 50.

Mínimo: 5.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Observação: O processo de avaliação será dado a partir do desempenho do aluno durante o curso. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Shirlei Lica Ichisato Hashimoto

Bruno Leonardo Ramos Andreotti

Daniel Delayti Ribeiro de Souza (Daniel Rivers)

Gilberto de Ataide Batista Faria

Lucas de Paula Sousa Costa

Monique Mieko Nakagawa

Simonia Fukue Nakagawa

Departamento de Letras Orientais (FFLCH/USP)
20/03/2021 a 12/06/2021
Sábado, das 09:00 às 12:00
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail aos alunos matriculados pelo ministrante.

11/03/2021 (09:00) a 15/03/2021 (23:59)

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.

► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 16/03/2021.

O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)

Atenção:

• A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
  • Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
  • Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.