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DADOS DO CURSO
Gestores públicos, estudantes, movimentos sociais e interessados em geral na temática.
Discutir a história da experiência dos bancos comunitários brasileiros e suas moedas sociais/locais, destacando aspectos especialmente relevantes do ponto de vista de seus desafios futuros, tais como a implantação de novas experiências, a digitalização das moedas (e-dinheiro), o apoio de políticas públicas e sua relevância para os lugares envolvidos.
13/4 – Finanças Solidárias: usos alternativos das finanças no território brasileiro. Bancos Comunitários e Moedas sociais/locais.
Ministrantes: Prof. Dr. Fábio Betioli Contel e Ms.ª Carolina G. de Paula Pupo
Leituras: SANTOS, M. ([1996] 2008) Cap.14; SANTOS, M. [1975] 2008, Cap. 7.; SEGUNDO (2008)
15/4– Moedas globais, nacionais e locais: uma introdução ao conceito de moeda e seus potenciais usos na
promoção do desenvolvimento social.
Leituras: SOUZA (2018), cap. 1; SOARES (2009).
Ministrantes: Prof. Dr. Henrique Pavan
22/04– Fases de implementação de um banco comunitário: políticas públicas e organizações locais.
Leituras: ORIENTE (2019), Cap. 4; PAULA (2015) Cap. 2 Item 2.1
Ministrantes: Dr. Anderson Oriente e Msª Carolina G. de Paula Pupo
29/04– Digitalização das Moedas Sociais: novas tecnologias e usos alternativos
FARIA, L. A. S.; SEVERO, Fernando G. ; CUKIERMAN, H. L. ; DINIZ, E. (2020)
Ministrantes: Dr. Luiz Arthur de Faria e Msª Carolina G. de Paula Pupo
BLANC, Jérôme. Community and Complementary Currencies. In: HART, K; LAVILLE, J. L; CATTANI, A. D. The
Human Economy: a citizen’s guide. Cambridge/Malden: Polity Press. 2010. P. 303 a 312.
BÚRIGO, F. L. Moeda Social e a Circulação das Riquezas na Economia Solidária. Justributário. Fortaleza. Vol. XI.
2011. P. 1 a 31.
FARIA, Luiz Arthur Silva de. Digitalizações de moedas sociais no Brasil e suas (Pré)Histórias: tensões e
mediações com Estados, mercados e tecnologias.Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Programa em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
FARIA, L. A. S.; SEVERO, Fernando G. ; CUKIERMAN, H. L. ; DINIZ, E. Digitalizações de moedas sociais
brasileiras e os desafios de governanças comunitárias: os requisitos, os códigos e os dados. In: Novos diálogos entre Ciência e Tecnologia: perspectivas de pesquisas. Marcelo Vianna (Org.). Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de; SILVA Jr; Jeová Torres; RIGO, Ariádne Scalfoni. Solidarity Finance
Through Community Development Banks as a Strategy for Reshaping Local Economies: Lessons From Banco Palmas. Revista de Administração. São Paulo. Vol. 47. N.º 3. P. 500 a 515. jul./ago./set. 2012.
MENEZES, Melissa Silva; CROCCO, Marco Aurélio. Sistemas De Moeda Local: Uma Investigação Sobre Seus
Potenciais a Partir do Caso do Banco Bem em Vitória/ES. Economia e Sociedade. Campinas. Vol. 18. N.º 2. (36). 2009. P. 371 a 398.
MUÑOZ, R. Finanças Solidárias. CATTANI, A.; LAVILLE, J.-L.; GAIGER, L. I.; HESPANHA, P. (orgs.) (2009),
Dicionário internacional da outra economia. Coimbra: Almedina, 2009. p. 208-212.
ORIENTE, Anderson Carlos Nogueira. Análises dos fatores para implantação e consolidação de um banco
comunitário em território popular:o caso do banco comunitário da Cidade de Deus.Rio de Janeiro:
UFRJ/COPPE, 2019.
PAULA, C. G. Do território ao lugar: bancos comunitários, moedas locais e o circuito inferior da economia
urbana em São Paulo-SP. São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana), Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
RIGO, Ariadne Scalfoni. Moedas Sociais E Bancos Comunitários No Brasil: Aplicações E Implicações,
Teóricas E Práticas. 2014. 339 f. Tese (Doutorado em Administração). Escola de Administração. Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2014.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Capítulos 12, 14 e 15. São Paulo: Edusp, [1996] 2008, 4ª edição.
__________. O Espaço Dividido: os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. Capítulos 7 e 8. São Paulo: Edusp, [1975] 2008, 2ª edição.
SEGUNDO, J.J.N.M. Banco Palmas...um caminho. Boletim Responsabilidade Social e Ambiental do Sistema
Financeiro. Ano 3, n°29, abril de 2008.
SOARES, Cláudia L.B. Moeda Social. In: CATTANI, Antonio D. Et al. Dicionário Internacional Da Outra
Economia. 1ª Ed. Coimbra. Edições Almedina. 2009. P. 255 a 259.
SOUZA, Henrique Pavan Beiro de. Que moedas são essas?:Uma Análise Sobre As Possibilidades De
Construção De Circuitos De Moedas Sociais E De Suas Potencialidades E Desafios Na Reconfiguração
Socioeconômica De Territórios. 2018. 261 f. Tese (Doutorado) Curso de Pósgraduação em Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, 2018.
Máximo: 50.
Mínimo: 05.
Anderson Carlos Nogueira Oriente
Carolina Gabriel de Paula Pupo
Fabio Betioli Contel
Henrique Pavan Beiro de Souza
Luiz Arthur Silva de Faria
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
Terça-feira | 09:00 às 12:00 |
Quinta-feira | 09:00 às 12:00 |
INVESTIMENTO
Gratuito.
INSCRIÇÕES
► Inscrição On-line pelo Sistema Apolo.
► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.
► Os alunos receberão automaticamente pelo sistema o resultado do sorteio.
► Os sorteados estarão diretamente matriculados, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.
► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 09/04/2021.
Desistência:
O aluno desistente deverá escrever à Secretaria (agenda@usp.br)
Atenção:
- A matrícula é realizada pela parte "Pública" do sistema. NÃO É PRECISO LOGAR.
- O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de matrícula indicada.
- Após a confirmação de matrícula pelo sistema, não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos adicionais.
- Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
- O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema.
- Após a matrícula, os ministrantes entrarão em contato por e-mail com os alunos matriculados.