Ferramentas para a Análise de Textos no Ensino Fundamental (Terceiro e Quarto Ciclos)

Natureza do curso
Difusão
Níveis Oferecidos

VAGAS ESGOTADAS!

Pré-Requisito

• 3º Grau completo ou em curso.

Objetivo

• Proporcionar aos professores do ensino fundamental uma iniciação à semiótica, compreendida como teoria do sentido e metodologia de análise do discurso. O objetivo final é desenvolver com os professores um instrumental que os auxilie no trabalho em sala de aula, especialmente no ensino da produção e da leitura dos textos (verbais e não verbais). Assim, teoria e prática (elaboração de exercícios e de atividades para serem usados em sala de aula) serão trabalhadas de maneira conjunta.

Programa

1. A leitura dos temas e das figuras. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 06/08/11. 
2. Pessoa, tempo e espaço: os efeitos de sentido. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos -13/08/11. 
3. Expressão e conteúdo: algumas noções para a análise de textos verbais e não verbais. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 20/08/11. 
4. O texto sincrético na sala de aula: quadrinhos, peças publicitárias, filmes, etc. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 27/08/11. 
5. Gêneros e tipos textuais: reflexões e propostas de exercício. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 03/09/11. 
6. O estilo nos textos. Profª Drª Norma Discini - 17/09/11. 

Programa Detalhado
Carga horária
18.00h
Vagas

• máximo: 30 alunos. 
• mínimo: 10 alunos pagantes .

Público Alvo para Sorteio

Poderão participar do sorteio: comunidade USP e 3ª idade, assim distribuídas: 1 docente, 2 discentes, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

RESULTADO:

NOME

CATEGORIA

LUCIANA CORDEIRO SHIRAKAWA

ALUNO USP

Valter Rosa de Campos

ALUNO USP

vanda noventa fonseca

3ª idade

 

Detalhes

Matrícula presencial. (veja ao lado "Procedimentos Matrícula Presencial")

Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.