Ferramentas para a Análise de Textos no Ensino Fundamental (Terceiro e Quarto Ciclos)

Níveis Oferecidos

VAGAS ESGOTADAS!

Pré-Requisito

• 3º Grau completo ou em curso.

• Proporcionar aos professores do ensino fundamental uma iniciação à semiótica, compreendida como teoria do sentido e metodologia de análise do discurso. O objetivo final é desenvolver com os professores um instrumental que os auxilie no trabalho em sala de aula, especialmente no ensino da produção e da leitura dos textos (verbais e não verbais). Assim, teoria e prática (elaboração de exercícios e de atividades para serem usados em sala de aula) serão trabalhadas de maneira conjunta.

1. A leitura dos temas e das figuras. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 06/08/11.
2. Pessoa, tempo e espaço: os efeitos de sentido. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos -13/08/11.
3. Expressão e conteúdo: algumas noções para a análise de textos verbais e não verbais. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 20/08/11.
4. O texto sincrético na sala de aula: quadrinhos, peças publicitárias, filmes, etc. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 27/08/11.
5. Gêneros e tipos textuais: reflexões e propostas de exercício. Profª Mariana Luz e Profª Carolina Lemos - 03/09/11.
6. O estilo nos textos. Profª Drª Norma Discini - 17/09/11.

• máximo: 30 alunos.
• mínimo: 10 alunos pagantes .

Público Alvo para Sorteio

Poderão participar do sorteio: comunidade USP e 3ª idade, assim distribuídas: 1 docente, 2 discentes, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

RESULTADO:

NOME

CATEGORIA

LUCIANA CORDEIRO SHIRAKAWA

ALUNO USP

Valter Rosa de Campos

ALUNO USP

vanda noventa fonseca

3ª idade

Matrícula presencial. (veja ao lado "Procedimentos Matrícula Presencial")