Tendências da Sociedade Israelense Contemporânea

• A disciplina tem como objetivo analisar, a partir de uma perspectiva crítica, as relações entre os diferentes grupos (étnicos, nacionais e religiosos) que compõem o mosaico multi-étnico e multi-cultural da sociedade israelense contemporânea. Serão discutidos diferentes tópicos com esse fim; dentre eles se destacam: a ideologia do melting-pot imposta pelas lideranças sionistas até a década de 1990 e sua substituição por posicionamentos políticos que legitimam o multiculturalismo em Israel.

1. Introdução: O que é a sociedade israelense?
    Limites geográficos e limites sociais.
2. Antecedentes históricos
    O projeto Sionista: ideologia e prática.
3. Sociedade e estado: continuidade e mudança
    Centralidade e poder do estado; pluralismo e sociedade civil.
4. Identidades coletivas: continuidade e mudança
    Ideologia coletiva e a criação da uniformidade cultural
5. A divisão nacional: Judeus e Palestinos em Israel
    Status político das minorias, direitos sociais, políticas de exclusão; Conflito e coexistência.
6. A divisão étnica: Judeus de origem européia e Judeus de origem oriental
    Dados básicos; ondas imigratórias; as políticas de integração dos imigrantes; Identidade étnica e mobilização política.
7. Gênero e sociedade
    Ideologias e práticas das relações familiares; a mulher na esfera pública; desigualdade social.
8. Religião e sociedad
    Religião e estado; religião e política; relações entre grupos religiosos e seculares
9. O conflito nacional, sociedade e estado
    Guerras e mudanças sociais; o conflito nacional e os conflitos internos; relações entre as forças armadas e a sociedade civil
10. Economia e política
    O estado desenvolvimentista; o sistema neoliberal
11. Cultura: da cultura israelense às culturas israelenses
    A cultura israelense na época da formação do estado; a nova cultura israelense dominante; cultura israelense oriental; cultura israelense palestina
12. Regime e cultura política: Democracia liberal, democracia étnica ou etnocracia?
    Direitos do cidadão; tendências antidemocráticas; limites da democracia em Israel.

• máximo: 35 alunos.
• mínimo: 5 alunos pagantes

Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 docentes, 2 discentes, 2 funcionários, 3 para 3ª idade.

•  Matrícula Presencial (veja  ao lado Procedimentos Matrícula Presencial).