Bíblia Hebraica na Literatura Rabínica - Livro do Êxodo

Estudo de trechos do Livro do Êxodo (2º livro do Pentateuco da Bíblia Hebraica) no texto em hebraico com traduções para o aramaico e para o português e a apresentação de uma parte da exegese rabínica sobre os mesmos. Metodologia: 1) Aulas expositivas em que são analisados trechos da narrativa do Livro do Êxodo e discutidas as suas traduções e interpretações. 2) Apresentação de pesquisas e ilustrações sobre os recipientes do Tabernáculo e das roupas sacerdotais descritos no Livro do Êxodo com objetivo de servir como introdução ou orientação para pesquisas mais profundas sobre os temas apresentados.

1. As Escrituras Hebraicas e a Exegese Rabínica
2. O trabalho escravo no Egito, o Êxodo do Egito e a Abertura do Mar Vermelho
3. A sobrevivência no deserto e a guerra contra os Amalekitas
4. Jetró com os descendentes de Israel e a Aliança no Sinai
5. Os Dez Mandamentos e os Decretos e as Leis do Livro do Êxodo
6. Os Recipientes do Tabernáculo e as Roupas Sacerdotais
7. O Bezerro de Ouro e as Contribuições para o Tabernáculo

• máximo: 50 alunos
• mínimo: 8 alunos pagantes

Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 2 docentes, 2 discentes, 2 funcionários, 3 para 3ª idade.

Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial .