Videogames e sociedade: uma perspectiva sociológica

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES

Clique nos títulos abaixo para abrir as caixas de informação:

Natureza do curso
Difusão
Público Alvo

Interessados em geral.

Objetivo

O objetivo deste curso é fornecer aos estudantes uma compreensão a respeito dos videogames a partir da sociologia e áreas de humanidades correlatas, explorando os potenciais de estudos sobre os jogos digitais. O curso busca analisar os videogames como artefatos culturais, examinando as dinâmicas sociais, as interações e as comunidades formadas em torno dos jogos, não somente as (os) jogadoras (es), mas também desenvolveres destes jogos digitais. Além disso, visa-se investigar temas como identidade, representação, gênero, diversidade e desigualdades sociais no contexto dos videogames e os modos pelos quais a Sociologia poderia estar inclusa como uma forma de pensamento que contribuísse ao debate de game studies.

Ao final do curso, os discentes apresentarão suas análises de jogos e comunidades, aplicando conceitos e escolas de pensamento para compreender e analisar criticamente a cultura dos jogos digitais, reconhecendo seu impacto e relevância na sociedade contemporânea.

As aulas serão realizadas em salas virtuais na plataforma Google Meets, a pesquisa de jogos digitais será realizada via plataforma Discord. Os textos e assuntos relevantes ao curso serão disponibilizados no sistema Padlet para acesso dos discentes.

Programa
Carga horária
18.00h
Vagas

Máximo: 100.

Mínimo: 10.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Prof. Alvaro Augusto Comin, da FFLCH.
Ministrante(s)

Marcus Vinicius Santos Repa

Promoção
Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
Período de Realização
05/02/2024 a 28/02/2024.
Local
Curso à distância. Após a inscrição, as instruções serão enviadas por e-mail pelo ministrante.
Detalhes
Segunda-feira 19:30 às 22:30
Quarta-feira 19:30 às 22:30
Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
26/01/2024 (09:00) a 28/01/2024 (23:59).
Detalhes

► Inscrição On-line pelo  Sistema Apolo.

► As matrículas serão realizadas por meio de sorteio.

► O resultado do sorteio será informado automaticamente pelo sistema.

► Quem for sorteado estará diretamente matriculado, não sendo preciso entrar em contato para confirmação. É só aguardar o contato dos ministrantes por e-mail.

► As inscrições para o sorteio acontecerão diretamente no Sistema Apolo, e o sorteio será realizado no dia seguinte às inscrições, dia 29/01/2024.

Desistência: 

Desistências deverão ser comunicadas à Secretaria pelo agenda@usp.br

Atenção:

  • A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, estudante da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • Não é por ordem de chegada. 
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte é: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores. 
  • Recomendamos que não se faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Não tire a oportunidade de outra pessoa interessada! 
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.