Programa

Aula 1: Estudos Sociológicos sobre Videogames: definição de videogames como artefatos culturais, Evolução dos videogames e seu impacto na sociedade contemporânea, Importância dos estudos sociológicos na compreensão dos videogames, exploração das tendências emergentes na cultura gamer e sua relevância, Debate sobre os desafios éticos e sociais decorrentes do avanço tecnológico nos jogos, Reflexão sobre o papel da Sociologia no
desenvolvimento dos estudos sobre videogames.

Aula 2: Cultura Gamer e Comunidades Virtuais: O que são comunidades?,Normas, práticas e identidades no ambiente gamer, exploração das dinâmicas sociais e interações nos jogos online.

Aula 3: Representação e Diversidade nos Videogames: representações de gênero, raça, sexualidade e outras identidades nos jogos independentes, análise crítica das representações estereotipadas e seus impactos sociais, exame de iniciativas para promover a diversidade nos videogames.

Aula 4: O Trabalho na Indústria de Jogos Digitais: desenvolvimento de estúdios, internacionalização, novas formas de trabalho.

Aula 5: Imersão, Agência e Transformação: uso de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, engajamento e transformação social, discussão sobre os limites e desafios dos métodos etnográficos para ambientes virtuais. Os discentes, assim como o ministrante, entrarão em algum jogo online multiplayer escolhido previamente na primeira aula para pesquisa no espaço.

Aula 6: Aula Final: o corpo discente apresentará uma proposta de estudo de jogos digitais, discutindo o tema a partir de escolhas bibliográficas indicadas no programa ou relacionadas com o objeto selecionado para análise. O trabalho será em grupo, vislumbrando a cooperação entre alunos e alunas, assim como prevendo um tempo máximo de apresentação para cada equipe. O trabalho final poderá ser apresentado sob qualquer formato de mídia
(audiovisual, textual, podcast) e enviado no dia 28/02.