Introdução à História da Arte Chinesa

Natureza do curso
Difusão
Objetivo

Estudo da arte chinesa através da história. Conhecer suas principais escolas, técnicas e épocas.

Programa

Aula 01 – INTRODUÇÃO
O berço da civilização chinesa - principais sítios arqueológicos: os vales dos rios Amarelo e Wei (centro - norte) e Yangtze (centro - sul) .O mapa atual da China.A hegemonia cultural e artística da China no leste asiático.O ciclo das dinastias. Cronologia. Os imperadores. O mandato do céu.As três principais religiões/filosofias: Confucionismo e Taoismo (autóctones) e Budismo (não autóctone) , Suas influências na sociedade e na arte.Os sistemas mais usados de romanização da língua chinesa: Wade-Giles e Pinyin.

Aula 02 – JADE
Definição de jade. Nefrita e jadeíta. Seu valor estético e simbólico na cultura chinesa. Datação. Função a través dos tempos. Suas fontes para o mercado chinês. Evolução do método de trabalho, forma e decoração. As principais culturas neolíticas. O jade no começo da era histórica. Dinastia Zhou: o apogeu da beleza. A abundância do material na era Han (206 a.C. - 220) . Os jades nas eras Song (960 – 1297) , Yuan (1297-1368) Ming (1368 -1644) e Qing (1644 -1911) .

Aula 03 – BRONZE
A era do bronze na China. Composição do bronze chinês. Métodos de fundição. Função, formas e vocabulário decorativo durante as dinastias Xia (2000 – 1600 a.C.) , Shang (1600 – 1050 a.C.) e Zhou (1050 – 221 a.C.) . O valor histórico das inscrições.

Aula 04 – CALIGRAFIA
De pictogramas a ideogramas. Tipos regulares e cursivos de caligrafia chinesa e sua utilização a través dos tempos. Regulares: nos osso oráculos da dinastia Shang (ca.1600 – 1050 a.C.) : Jiaguwen, sêlo grande: Dazhuan, sêlo pequeno: Xiaozhuan, Lizhu, Kaizhu. Cursivas: Xingshu, Caoshu. Os grandes mestres a través dos tempos.

Aula 05 – PINTURA
Introdução: A pintura chinesa, uma arte escrita. Tipos de pinceladas.
Material. Formas de montagem. Selos e inscrições. Religião e arte. Função nas eras pré-Han, Han, e pós Han.
A fonte de luz. A perspectiva. Os principais textos de estética. O principais gêneros na pintura chinesa. Breve história da representação na pintura chinesa.

Aula 06– CERÂMICA
Introdução: Definições de cerâmica, louça de barro, grés e porcelana, segundo parâmetros chineses e ocidentais. O vidrado. O esmalte. A reação dos óxidos de metais nas atmosferas dos fornos. Os tipos de fornos mais utilizados na China. Breve história da cerâmica chinesa

Aula 07 – SEDA, LACA, CLOISONNÉE, TALHADOS EM MARFIM E EM BAMBU, GARRAFINHAS DE RAPÉ (snuff bottles) ,
Seres (China) , a terra da seda. A lenda da origem da seda. Método de produção. Funções. A Rota da Seda.
Laca: Rhus verniciflua, uma árvore nativa da China. Métodos de produção e trabalho da laca.. Usos a través dos tempos. Cloisonnée: Definição. Técnica de produção. Os cloisonnées Ming (1368 – 1644) e Qing (1644 - 1911) .Marfim: Características do material. Método de trabalho. Proveniência. Os três períodos artísticos mais importantes: Primeiro: durante as dinastias Shang (ca. 1600 – 1050a.C.) e Zhou (1050 – 221 a.C.) , Segundo: do século II a.C. até o século X Terceiro: do século XI até o presente.

Bambu: Simbolismo do material. Talhado em bambu: uma arte relativa aos letrados. O auge no século XVII. Jia-ting (Shanghai) , centro principal de atividade artística. Principais métodos de trabalho: talhado da raiz, positivo, negativo e liu-ching.
Garrafinhas de rapé: origens e preferência na corte e aristocracias manchu. A transformação das garrafinhas em objeto de luxo para colecionadores. Formas, configuração e principais materiais utilizados na confecção.

Aula 08 – PINTURA CONTEMPORÂNEA
O período republicano (1912 – 1949) – as tensões no processo de “ocidentalização” da pintura chinesa – o peso da tradição. As soluções. Wu Guangzhong (1919 - 2010) . A escola cantonesa de Lignan, Gao Jiangfu(1879 – 1951) e Gao Qifeng (1889 – 1933) . A adoção do óleo sobre tela. Xu Beihong (1895 – 1953) A pintura durante os primeiros anos de governo de Mao Zedong (1893 - 1976) O realismo revolucionário. Os tradicionalistas: Qi Baishi, (1864 – 1957) , Huang Binhong (1865 - 1955) e Zhang Daqian (1899 – 1983) . A arte abstrata da década de 1960. Liu Guosung (1932 - )

As principais tendências após 1989 e seus protagonistas:
A “Pop” Política: Li Shan (1944 - ) e Wang Guangyi (1956 - ), o Cinismo Bruto ou também conhecido como Realismo Cínico: Yue Minjun (1960 - ) , Fang Lijung (1963 - ) e Liu Wei (1965 - ), O Espírito Romântico Ferido: Zhang Xiaogang 1958 - ), Dependência Emocional: Zeng Fanzhi (1964 - ) e Instalações Monumentais: Gu Wenda (1955 - ) Ai Weiwei (1957 - ) 

Programa Detalhado
Carga horária
12.00h
Vagas

máximo: 30 alunos.
mínimo: 5 alunos pagantes.

Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário1, 3 para 3ª idade.

Detalhes

• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )

Desistência: 
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.