Introdução aos Estudos sobre Povos Indígenas no Brasil

Difundir conhecimentos sobre os povos indígenas por meio da capacitação de professores da rede pública e particular – particularmente os de história, literatura e educação artística –, além de interessados em geral, possibilitando o aprendizado de aspectos da história e da cultura indígenas, e sua relação com debates brasileiros contemporâneos, relativos à política e a economia.

BLOCO A - Povos indígenas na História
09/4 Aula 1 – O mau encontro – século XVI: primeiros relatos/ o eterno reencontro com o primitivo
16/4 Aula 2 – Malentendidos ao longo da história: resistência e transformação/ a ação política ameríndia
23/4 Aula 3 – Desencontros e reencontros atuais: novos estudos em História e Arqueologia
com participação a definir

BLOCO B – Povos indígenas hoje
07/5 Aula 4 – Breve panorama da diversidade atual 1 (Guianas / Amazônia Ocidental) | participação: Ana Yano e Joana Oliveira
14/5 Aula 5 – Breve panorama da diversidade atual 2 (Brasil Central/ Xingu) | participação: André Drago
21/5 Aula 6: Breve panorama da diversidade atual 3 (Rio Negro/ Bacia Platina) | participação: Renato M. Soares
28/5 Aula 7 – Identidade étnica e devir indígena
04/6 Aula 8 – O pluralismo como norma: diversidade cultural como valor a partir da Constituição de 1988 | participação: Marcele Garcia Guerra

BLOCO C – O futuro dos povos indígenas
11/6 Aula 9 – A importância do território/ ameaças atuais
18/6 Aula 10 – Mudanças na legislação: ameaça aos direitos conquistados | participação: Marcele Garcia Guerra

BLOCO D – Mas, afinal, o que querem os indígenas?
25/6 Aula 11 – Saberes do corpo/ estética – artistas indígenas | participação: Ana Yano
02/7 Aula 12 – O diálogo com a ciência – acadêmicos e pesquisadores indígenas | participação: Joana Oliveira

Máximo: 60 alunos
Mínimo: 10 alunos

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de frequência e elaboração de resenhas críticas a serem definidas com a turma no início do curso.
Profa. Dra. Beatriz Perrone Moises, da FFLCH/USP.

Ana Martha Tie Yano, André Drago Ferreira Andrade, Joana Cabral de Oliveira, Marcele Garcia Guerra, Renato Martelli Soares e Spensy Kmitta Pimentel.

Departamento de Antropologia, da FFLCH/USP.
09.04 a 02.07.2012

• A matrícula é presencial.
• Veja os procedimentos ao lado.

Inscrição on-line
27 a 28.03.2012
29.03.2012
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade.

Distribuição das vagas: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário e 3 para 3ª idade.

Detalhes:
• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.

Resultado:

Sarkis Ampar Sarkissian

Aluno USP

Itamar Martins Latorre

Terceira Idade

Sueli Machado Rossi

Terceira Idade

Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
R$ 100,00: Interessados em geral.
► R$ 90,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 50,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

29.03 a 05.04.2012

• A matrícula é presencial.
• Veja os procedimentos ao lado.