2012 - 1º sem.
Palestra "Confúcio e a Revelação Primitiva"
- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.
Gratuito.
Divulgar estudos sobre a interpretação do pensamento confuciano.
O tema da palestra é mostrar como a tradição extremo-oriental veiculada por Confúcio (551-479a.C.) remonta a uma Antigüidade portadora de uma sabedoria divina, preservada e ao mesmo tempo corrompida nos tempos posteriores, e que a chamada escola confuciana cuidou, naqueles tempos de extremo caos político-social, de fixar e transmitir por sua vez à posteridade, e que por mais de dois milênios tem se constituído na unidade cultural do povo chinês.
Máximo de 25 pessoas.
Prof. Dr. Mario Bruno Sproviero, da FFLCH/USP.
- Formulário de inscrição: CLIQUE AQUI
Desistência: O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
- Formulário de inscrição: CLIQUE AQUI
Desistência: O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
Palestra "Intercâmbios da FFLCH com a China: Xi'an, Cantão e Macau"
- Informações sujetias a modificações. Consulte sempre as atualizações do site.
Gratuito.
Divulgar as atividades de intercâmbio de graduação com as universidades chinesas de Xi'an, Cantão e Macau.
Máximo: 20 vagas.
Prof. Dr. Antonio José Bezerra de Menezes Júnior, da FFLCH/USP.
- Não é nec essário matrícula.
- Não é nec essário matrícula.
I Colóquio "Autores do Renascimento"
- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.
- Não é permitido "ALUNO OUVINTE".
Gratuito.
Apresentar o Grupo de Pesquisa República das Letras, o qual se dedica ao estudo de textos e autores renascentistas, e divulgar, por meio de conferências, comunicações e debates, obras daquele período pouco conhecidas do público em geral e que resgatam os autores estudados por nossos alunos em programas de Clássicas.
Dia 12 de junho (3ª-feira):
9h: Conferência de abertura
“AIRES BARBOSA, professor, pedagogo, poeta e patriarca do helenismo ibérico”
Prof. Dr. Sebastião Tavares de Pinho (Universidade de Coimbra)
10h30: Concerto de abertura
Il Dolce Ballo
(música renascentista com réplica de instrumentos da época)
14h às 17h: Aula aberta (Conhecimento de latim recomendado)
“Leitura, comentário e tradução de textos da Obra Poética de Aires Barbosa”
Prof. Dr. Sebastião Tavares de Pinho (Universidade de Coimbra)
Dia 13 de junho (4ª-feira):
10h: Conferência
“Petrarca e as metáforas animais como recurso vexatório”
Profa. Dra. Bianca Fanelli Morganti (Universidade Federal de São Paulo)
11h: Conferência
"He cals her the soule of the Night": as glosas de George Chapman em The Shadow of Night (1594)
Profa. Dra. Lavinia Silvares (Universidade Federal de São Paulo)
14h: Conferência
“Erasmo, barbari e indocte docti: os modelos clássicos e o ensinamento cristão”
Profa. Dra. Elaine Cristine Sartorelli (Universidade de São Paulo)
15h: Comunicação
“Retórica Cristã e Retórica Clássica: Como Falar no Renascimento?”
Fernando Gorab Leme (Universidade de São Paulo)
16h: Conferência
“A obra poética neolatina de Antônio de Gouveia e a imitação dos clássicos”
Prof. Dr. Ricardo da Cunha Lima (Universidade de São Paulo)
17h: Comunicação
“Uma análise intertextual do poema “Adônis” do humanista Antônio de Gouveia”
Silvia Helena Campanholo (Universidade de São Paulo)
Dia 14 de junho (5ª-feira):
10h: Conferência final (em francês)
« La notion de douceur dans l’œuvre de Giovanni Pontano (1429-1503) : Idéal esthétique et enjeux éthiques dans l’œuvre latine d’un humaniste au cœur de la cité »
Profa. Dra. Hélène Casanova-Robin (Universidade de Paris - Sorbonne)
14h às 17h: Aula aberta (Conhecimento de latim recomendado)
« Entre expression de soi et implication dans la cité : la poésie de Giovanni Pontano (1429-1503) »
Profa. Dra. Hélène Casanova-Robin (Universidade de Paris - Sorbonne)
Máximo: 100 vagas.
- matrícula on-line
- formulário de matrícula: clique aqui
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
- matrícula on-line
- formulário de matrícula: clique aqui
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
Workshop:
"Strattegie didattiche nell’insegnamento dell’italiano come lingua straniera"
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Mesa-redonda "Figurações da história na literatura brasileira de expressão alemã"
INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
R$ 30,00.
Observações:
• Após matrícula, o pagamento será mediante boleto bancário que será encaminhado via e-mail, no prazo de 72 horas.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
Divulgar a literatura brasileira escrita em língua alemã ou a literatura da imigração de língua alemã no Brasil e motivar pesquisadores a colaborar com o projeto de pesquisa coletiva “Literatura brasileira de expressão alemã” www.martiusstaden.org.br, do Grupo de Pesquisa RELLIBRA (www.rellibra.com.br), do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã (FFFLCH-USP).
1. Marlen Eckl:
“O paraíso perdido – a figuração do nazismo, do exílio no Brasil e da política do regime Vargas nas peças de teatro Samba e Makumba, de Ulrich Becher.”
2. Celeste Ribeiro de Sousa:
“O tamanho da ferida Versailles. Robert Weber e o seu Conto de Natal”;
3. Jefferson Corredor:
“Der Tisch Gottes - A História do Brasil na ficção de Wilhelm Wustrow”;
4. Alceu João Gregory
“As artimanhas da propaganda no processo de imigração alemã em Jedem sein Paradies, de Otto Grellert”.
Resumos:
- “O paraíso perdido – a figuração do nazismo, do exílio no Brasil e da política do regime Vargas nas peças de teatro Samba e Makumba, de Ulrich Becher.”
Marlen Eckl
O objetivo desta palestra é ilustrar o uso que Ulrich Becher faz dos elementos da cultura afro-brasileira como meios de encenação para configurar de maneira extraordinária a metabolização literária de sua experiência do exílio no Brasil, onde achou refúgio, sob o governo de Getúlio Vargas. Ritos afro-brasileiros, o carnaval, o samba, são instrumentalizados para veicular mensagens políticas de resistência ao nazismo a seus espectadores de língua alemã.
- “O tamanho da ferida Versailles. Robert Weber e o seu Conto de Natal”
Celeste Ribeiro de Sousa
Dentro da moldura de um conto de fadas e a partir da alegorização da Paz de Versailles, transformada em criança sequestrada por um Tratado, Robert Weber leva aos seus leitores (mirins) teuto-brasileiros uma releitura da História, vista da perspectiva alemã.
- “Der Tisch Gottes - A História do Brasil na ficção de Wilhelm Wustrow”
Jefferson Corredor
Esse trabalho tem como objetivo analisar aspectos do registro histórico nas narrativas e poemas de Wilhelm Wustrow. Partindo do pressuposto de que o texto literário trabalha com a realidade social de modo a ressignificá-la, procuramos estabelecer como a produção de Wustrow serve à identificação de uma memória e de um ideário teuto-brasileiros do período pós-colonial. A perspectiva do autor sobre a sociedade de seu tempo pode ser definida principalmente por meio da ficção que tem como pano de fundo o dia a dia das colônias. Nela, pode-se entrever não apenas relatos de determinada época, mas também os valores, tradições e paradigmas compartilhados por colonos e seus descendentes. Pois, se por um lado, a produção escrita desses colonos se caracteriza pelo resgate de referências culturais alemãs e pela crônica da vida nas comunidades de língua alemã no Brasil, por outro, serve como retrato das tensões ideológicas e da organização simbólica presente na vida dessas famílias. Um estudo mais atento da obra de Wilhelm Wustrow permite que examinemos a relação entre a História e o imaginário teuto-brasileiro.
- “As artimanhas da propaganda no processo de imigração alemã em Jedem sein Paradies, de Otto Grellert”
Alceu João Gregory
O texto desta comunicação objetiva mostrar como Otto Grellert constrói em sua principal narrativa, Jedem sein Paradies, o caminho tortuoso que levou ao encontro de dois sonhos díspares: o do branqueamento da “raça” brasileira, pois, como afirma Mariza Correa, “antes de ser pensada em termos de cultura, ou em termos econômicos, a nação foi pensada em termos de raça”, e o sonho de emancipação dos camponeses de língua de alemã, encontro esse de consequências inesperadas.
- Pós-Dra. Celeste Ribeiro de Sousa (DLM-FFLCH-USP e pesquisadora do RELLIBRA);
- Dra. Marlen Eckl (pesquisadora autônoma – Alemanha - e pesquisadora do RELLIBRA);
- Dr. Alceu Gregory (UNESP- Assis e pesquisador do RELLIBRA);
- Jefferson Corredor – pesquisador colaborador do jornal A folha de São Paulo e pesquisador do RELLIBRA.
- Formulário de Matrícula: CLIQUE AQUI
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
- Formulário de Matrícula: CLIQUE AQUI
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
Workshop: "Strategie didattiche nell’insegnamento dell’italiano come lingua straniera"
- INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
- NÃO É PERMITIDO "ALUNO OUVINTE".
Gratuito.
O objetivo do workshop é apresentar alguns princípios e estratégias para a elaboração de materiais didáticos para o ensino de língua italiana.
- tipologia de atividades na sala de aula de língua estrangeira;
- pressupostos teóricos para elaboração de materiais didáticos;
- estratégias didáticas para o ensino de italiano como língua estrangeira.
Máximo de 110 alunos.
Paolo Torresan.
- matrícula on-line
- faça a sua matrícula AQUI
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
- matrícula on-line
- faça a sua matrícula AQUI
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
L'interculturel en action: Pratiques et réflexions sur l'enseignement d'une langue-culture
INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
►Graduandos: R$ 5,00
►Professores de francês, mestrandos, doutorandos: 10,00
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.
A Va Jornada de Formação dos cursos extracurriculares de francês tem por objetivo oferecer palestras e oficinas sobre o ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira, proporcionando um espaço de formação continuada para os monitores que atuam nos cursos extracurriculares de francês, mas também para os professores de francês em geral. Assim, ela representa uma oportunidade para que:
- os monitores dos cursos extracurriculares entrem em contato com outros profissionais que são professores de francês ou que trabalham com a formação de professores de francês;
- os professores de francês e monitores dos cursos extracurriculares possam completar sua formação na área de ensino-aprendizagem do francês;
- os estudantes, professores de francês e/ou monitores que realizam pesquisa na área de ensino do francês possam aplicar o que têm desenvolvido em seus projetos de mestrado e/ou doutorado.
- outros professores de francês possam possam se beneficiar deste evento de formação continuada oferecido pelos Cursos Extracurriculares de Francês.
http://journeecursoextra.blogspot.com.br/
8h20: Matériel et inscriptions : salle 266
8h40 – 8h50 : Ouverture : Eliane G. Lousada – Professeure – USP; Coordinatrice – Curso Extracurricular – Français - salle 266
8h50-9h50: Présentations coordonnées: L'interculturel en question: salle 266
9h50- 10h10: Pause-café
10h10-12h00: Ateliers: 1 et 2
12h00 – 14h: Déjeuner
14h-15h30 : Ateliers 3, 4 et 5
15h30- 15h50: Pause-café
15h50 - 17h20: Ateliers 6 et 7
17h20 – 18h: Table ronde: Foire aux questions: intervenants et participants
Consultez les titres, intervenants et résumés des ateliers et conférence ci-dessous.
máximo 100 inscritos.
- A matrícula será realizada através do e-mail pratiquesetreflexions@gmail.com.
- Informar o nome e telefone.
- A matrícula será realizada através do e-mail pratiquesetreflexions@gmail.com.
- Informar o nome e telefone.
VI Simpósio Nacional da Área de Estudos Judaicos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Árabes
INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
Gratuito.
Realizar o debate acadêmico sobre a pesquisa discente; atualizar as questões que envolvem os objetos de pesquisa dos docentes e discentes; contribuir para estimular o diálogo entre os alunos Mestrandos e Doutorandos, e desses alunos com especialistas internos e externos ao Departamento de Letras Orientais; dar visibilidade à produção discente.
1. Alexandra Lauren Corrêa Gabbard
Libelo de sangue e o caso de Saint William de Norwich e suas repercussões em "The Prioress's Tale", de Geofrrey Chaucer
2. Alexandre Leone
Conceitos de Infinito na Tradição Judaica na Antiguidade, entre os Medievais e em Spinoza
3. Andre Oswaldo Valença Ribeiro
Quem é profetizante na Bíblia Hebraica?
4. Angelo Adriano Faria de Assis
Metamorfoses do "quase ser": resistência judaica na Modernidade ibero-americana
5. Barbara Odebrecht Weiss
O ensino da Shoá em Israel: questões preliminares
6. Bruno José Szlak
Chufsaht Kaitz e o silêncio da mulher
7. Candido Sousa da Silva
Considerações acerca do gênero na língua hebraica
8. Carmia Kotler
A escrita histórica nos livros de Reis e Crônicas
9. Carolina Alvino Fortes de Jesus
A mensagem do profeta Isaías referente à campanha de Senaqueribe
10. Carolina Sieja Bertin
Home? Where? Where? A contemporaneidade em The Shawl
11. Clarissa Feder
Complexo de “iídiche mame”: o hiperrealismo presente em “Dolly City”
12. Creso Nuno Moraes de Brito
Entre o novo ou o contínuo: O discurso da judaicidade entre os anussim recifenses.
13. Deborah Hornblas Travassos
Os Judeus Messiânicos e Paulo de Tarso
14. Edson de Faria Francisco
Significados peculiares de termos massoréticos registrados no Códice de Leningrado B19a
15. Edson Magalhães Nunes Júnior
Poesia Hebraica Bíblica: a relação entre forma e conteúdo em Juízes 4 e 5.
16. Eliane Alves Leal
Caim de Saramago e a Lenda do Judeu errante: reflexões sobre a construção de um mito
17. Esther Szuchman
Identidade e lingua (gem) : O Idish e o Hebraico no contexto histórico da educação judaica no Brasil
18. Fernando Oliveira Santana Júnior
Linguagens fraturadas: representação da Shoáh nas poéticas de Paul Celan e de Leandro Sarmatz
19. Ilana Feldman
Os diários filmados de David Perlov: do privado ao político
20. Jayme Alves Moreira
"Como caíram os valentes": uma introdução ao gênero qinah
21. Jessica Sabrina de Oliveira Menezes
Memória e escrita: a dupla marca do povo judeu, em “A Chave de Casa”, de Tatiana Salem Levy
22. João Henrique dos Santos
“O Bom Príncipe” – os judeus do Brasil Holandês e Maurício de Nassau
23. Karina Santos de Oliveira
A proibição da representaçao da imagem humana na iconografia do povo de Israel no periodo bíblico
24. Kenia Maria de Almeida Pereira
Narrativas mitológicas e tradições judaicas: o mito do judeu errante na poesia de Vinícius de Moraes
25. Leonardo Feder
O olhar judaico em obras de fotógrafos contemporâneos
26. Leslie Evelyn Ruth Marko
Teatro em tempos do Holocausto: espaço de resistência contra a intolerância
27. Ligia Cristina Sanchez de Almeida
Genocídio Armênio: da história à "verdade" oficial
28. Ligia Nice Luchesi Jorge
Flâneur e blasé, fisiognomias da Modernidade na Tel Aviv de Yakov Shabtai.
29. Lilian Ferreira de Souza
Narrativas Femininas: Sobreviventes judias da Shoah radicadas no Brasil (1933-1945)
30. Lucia Chermont
Judeus em Higienópolis e a diversidade das formas de chegar
31. Lucius de Mello
Em busca dos gêmeos perdidos: Esaú e Jacó e Milton Hatoum no mitológico labirinto amazônico.
32. Magali Gomes Nogueira
A participação judaica na cartografia medieval: o atlas catalão.
33. Manu Marcus Hubner
Números na Bíblia Hebraica
34. Marcelo Maghidman
Aguilar e seu Discurso sobre a Significação das Letras Hebraicas
35. Márcio Henrique Muraca
O Judeu nas Crônicas de Guerra de Jorge Amado
36. Michel Gherman
A Educação Judaica no Rio de Janeiro e O Movimento Sionista: Entre Assimilação e Autonomia
37. Miriam Silvia Schuartz
Edmond Jabès e o último livro
38. Nanci Nascimento de Souza
Canções de Rua: projetando o discurso de resistência
39. Pedro Evaristo Conceição Santos
o 'evyon ("pobre") e o 'any ("pobre") dentro do livro de Deuteronômio
40. Perola Wajnsztejn Tapia
Ulysses em Israel: contextualização da saga joyceana em "O amante" de A.B. Yehoshua
41. Rafael Dias Minussi
Os padrões nominais do hebraico: estrutura, modificação e aprendizado
42. Renan Fernandes
As marcas da memória: História e antissemitismo em "O mundo que vi: minhas memórias" (1942), de Stefan Zweig
43. Saulo Henrique Justiniano Silva
David Reubeni e o Messianismo Judaico Português na primeira metade do século XVI
44. Sérgio Aguiar Montalvão
A Reforma de Josias e a prostituição homossexual ritual-Uma pequena visão sobre o extermínio dos rituais considerados proibidos
45. Sonia Goussinsky
E fez-se música: canto e instrumentos na Bíblia Hebraica
46. Tarsilio Soares Moreira
Tradução dos Salmos da NTLH
47. Carlos Augusto Vailatti
A Torá e o Mal: Um Estudo Sobre os Demônios na Tora.
48. Gilbert Isidore Levy
A matriz do poder totalitário: Reflexões sobre a Alemanha nacional-socialista
PROGRAMAÇÃO DETALHADA, ACESSE: http://www.cej.fflch.usp.br/programacao
No máximo: 70 Palestrantes e 100 Ouvintes.
Pós-graduandos inscritos de todo o Brasil.
OUVINTES
Período de Matrícula: 21.05 a 14.06.2012
Para se inscrever clique aqui. (o link estará disponível no período de matrícula)
PALESTRANTES
Período de Inscrição: até 30.04.2012
Deverão se inscrever através do site http://www.cej.fflch.usp.br/visimposiojudaica2012
OUVINTES
Período de Matrícula: 21.05 a 14.06.2012
Para se inscrever clique aqui. (o link estará disponível no período de matrícula)
PALESTRANTES
Período de Inscrição: até 30.04.2012
Deverão se inscrever através do site http://www.cej.fflch.usp.br/visimposiojudaica2012
Seminário Acadêmico "Origem e significação dos sobrenomes galego-portugueses presentes no Brasil"
INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
Gratuito.
Oferecer um breve percorrido pela genealogia e onomástica dos sobrenomes galaico-portugueses espalhados pelo mundo.
De onde procedem os sobrenomes do Brasil? Qual o significado de Silva, Saraiva ou Paes? A conferência visa aprofundizar nas raízes identitárias da onomástica brasileira. Ao longo da palestra será explicada a origem dos sobrenomes brasileiros e explicado o significado de alguns dos antropônimos mais comuns do Brasil.
máximo 50 inscritos.
Diego Bernal Rico, professor leitor de língua, literatura e cultura galegas na UERJ (Universidade Estadual do rio de Janeiro).
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.
Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.