A Geração Beat

DIFUSÃO

PÚBLICO-ALVO
Alunos de Letras e interessados em geral.

 

REALIZAÇÃO
Período: 07.10 a 25.11.2010
Horário: 5ª feira, 14:00 às 17:00.
Carga Horária: 24 horas.
Vagas: 30 (mínimo 5 alunos).
Valor: Gratuito.
Local: Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Sala 112

CERTIFICADO
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.

COORDENAÇÃO
Profa. Dra. Viviana Bosi, da FFLCH/USP.

MINISTRANTE
Prof. Dr. Claudio Jorge Willer, pós-doutorado da FFLCH/USP.

PROMOÇÃO
Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da FFLCH/USP.

MATRÍCULA ON-LINE
DATA: 20.09 a 05.10.10, ou enquanto houver vaga. vaga esgotada

OBSERVAÇÕES
1. Matrícula somente pela internet.

PROGRAMA
1. Autores beat:
1.1. Allen Ginsberg: poesia e o depoimento de uma geração; religiosidade e licenciosidade: o místico e o líder político;
1.2. Jack Kerouac: a espontânea e a construção de um mito americano;
1.3. William Burroughs: a experimentação na vida e no texto; a crítica radical;
1.4. Gregory Corso: anarquia, milismo e paradoxo;
1.5. Gary Snyder: budismo e a ecologia;
1.6. Michael MacClure: xamanismo, retorno às fontes arcaicas da poesia, radicalidade visionária;
1.7. Lawrence Ferlinghetti: lirismo, militância, e a conexão com as vanguardas européias;
1.8. Philip Lamantia e o surrealismo;
1.9. Diane di Prima.

2. A religiosidade paradoxal dos beats: uma mística da marginalidade - pobreza, anammese e gnose; iluminações, epifanias, revelações; santidade e pecado, ascese e licenciosidade;

3. Messianismo, milenarismo e o novo mito beat; a poética da superação do antogonismo entre poesia e vida; rebelião religiosa e política; misticismo e liberação sexual: a mística do corpo;

4. A beat e a "outra voz": língua falada e criação literária; heteroglossia, aloglossia e glossolalias; o jazz; música e criação literária;

5. Alucinógenos, estimulantes e criação literária: uma poética da alucinação;

6. O ambiente cultural norte-americano nas décadas de 1940 a 1960; o impacto da beat, sua influência social; as origens da contracultura e rebeliões juvenis;

7. A beat no Brasil; a contribuição de Roberto Piva e outros autores.