Cinema iraniano e seus contextos sociais

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Natureza do curso
Difusão
Objetivo

Este curso tem por objetivo discutir o cinema iraniano em sua relação com a sociedade a qual pertence. Desde sua chegada em solo persa, até os dias de hoje, o cinema teve que se enquadrar em normas e restrições que influenciam tanto sua forma, quanto seu conteúdo. O curso atua sob essas duas perspectivas e analisa tanto algumas obras dessa cinematografia, como o contexto no qual elas foram produzidas.

Programa

Aula 1: Apresentação do curso 
A chegada do cinematógrafo no Irã 
A dinastia Qajar 
Os primeiros filmes 
Trechos dos filmes: Grass: a nation's battle for life (Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, 1925) - Once upon a time cinema (Mohsen Makhmalbaf, 1992) 

O cinema na dinastia Pahlavi 
Era Pahlavi e a política modernizante 
Cinema como arma de socialização 
Film farsi 
American way of life 
Star System 
Censura 
Trecho do filme: Life’s tempest (Esmail Kushan, 1948) 
Criação do Kanun (filmes sobre e para crianças – um novo estilo) 
Exibição dos curtas de Abbas Kiarostami: O coro (1982) - O pão e o beco (1970) - Duas soluções para um problema (1975) 
Cinema motefavet 
Paralelos com o neorrealismo italiano 
Uso de "não" atores pela primeira vez no cinema iraniano 
Trechos dos filmes: A vaca (Dariush Mehrjui, 1969) - Gheisar (Masud Kimiai,1969) - The house is black (Farugh Farrokhzad, 1964) 
Leitura complementar: 
KIAROSTAMI, Abbas. Duas ou tres coisas que sei de mim. In: KIAROSTAMI, Abbas & ISHAGHPOUR, Youssef. Abbas Kiarostami. São Paulo: Ed. Cosacnaife, 2004. (p. 199 – 215) 
PESSUTO, Kelen. O ‘espelho mágico’ do cinema iraniano: uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Artes, Unicamp, 2011. (p. 25-63) 
SADR, Hamid Reza. Iranian Cinema: A political history. Londres: I. B. Tauris, 2006. 
Aula 2: A islamização do cinema 
A Revolução Iraniana 
Imagem interdita 
Islamização do cinema - Censura e restrições 
O novo cinema iraniano - Novas formas de dialogar com a realidade 
Abbas Kiarostami e Mohsen Makhmalbaf 
Filme: Iran – A Cinematographic Revolution (Nader Takmil Homayoun, 2006) 
Trechos dos filmes: Close-up (Abbas Kiarostami, 1990) - Close-up long shot (Moslem Mansouri e Mahmoud Chokrollahi, 1996) - A week with Kiarostami (Yuji Mohara, 1999) - O vento nos levará (Abbas Kiarostami, 1999) 
Leitura obrigatória: 
FERREIRA, Francirosy C. B. ______. Cavalo de bronze: caligrafia e palavra. In: NOVAES, Sylvia C. (et al.) (orgs). Escrituras da imagem. São Paulo: FAPESP: Editora da Universidade de São Paulo, 2004, p.121-131. 
______. A Linguagem fotográfica no Islã. Revista Travessia – revista do migrante, publicação do CEM – Ano XV, número 42, p. 22-28, janeiro – abril/2002.
NAFICY, Hamid. Islamizing film culture in Iran: A post-Khatami update. In: TAPPER, Richard. The New Iranian Cinema. New York: I. B. Tauris, 2006. 
Leitura complementar: 
FERREIRA, Francirosy C. B. Imagem Oculta - Reflexões sobre a relação dos muçulmanos com as imagens fotográficas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, São Paulo, 2001. 
______. Abelhas, aranhas e pássaros – imagens islâmicas em movimento. In: Imagem-conhecimento. BARBOSA, Andréa; CUNHA, Edgar T.; HIKIJI, Rose (Org). São Paulo: Papirus, 2009, p. 199-226. 
______. A imagem do Profeta – Proibir por quê? Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: UERJ, vol.22. 2006, p. 95-111. 
KINZER, Stephen. Todos os homens do xá: o golpe norte-americano no Irã e as raízes do terror no Oriente Médio. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. 
KHOMEINI, Aiatolá. Livro verde dos princípios políticos, filosóficos, sociais e religiosos do Aiatolá Khomeini. Rio de Janeiro: Record, 1979. 
Aula 3: Gênero no cinema iraniano 
A mulher no Islã (Irã)– hijab, emancipação, seus direitos e deveres 
A representação da mulher através do cinema iraniano 
Mulheres atrás das câmeras 
Exibição do curta 
The day I became a woman (Marziyeh Meshkini, 2000) 
Trechos dos filmes: A maçã (Samira Makhmalbaf, 1998) - Prisão de mulheres (Manijeh Hekmat, 2002) - Duas mulheres (Tahmineh Milani, 2000) - Dez (Abbas Kiarostami, 2004) - Fora do jogo (Jafar Panahi, 2006) 
Cross-dressing, transexualidade e homossexualidade 
Trechos dos filmes: Daughters of the sun (Maryam Shariar, 1999) - Transsexuals in Iran (Tanaz Eshaghian, 2008) - Circumstance (Maryam Keshavarz, 2011) 
Leitura obrigatória: 
LAHIJI, Shahla. Chaste Dolls and Unchaste Dolls: Women in Iranian Filmes. In: TAPPER, Richard. The New Iranian Cinema. New York: I. B. Tauris, 2006. 
Leitura complementar: 
BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. 
NAJMABADI, Afsaneh. Crafting an Educated Housewife in Iran. In: ABU-LUGHOD, Lila. Remaking Women. Feminism and Modernity in the Middle East. Princeton: Princeton University Press, 1998, pp. 91-125. 
SULLIVAN, Zohreh T. Eluding the Feminism, Overthrowing the Modern? Transformations in Twentieth-Century Iran. In: ABU-LUGHOD, Lila. Remaking Women. Feminism and Modernity in the Middle East. Princeton: Princeton University Press, 1998, pp. 215-242. 
Aula 4: O cinema iraniano atual 
Cinema de resistência 
Novas formas e conteúdos
Temas interditos: censura, drogas, manifestações populares, música etc. 
A censura no governo de Mahmoud Ahmadinejad 
Filme: Isto não é um filme (Jafar Panahi, 2011) 
Trecho dos filmes: Ninguém sabe dos gatos persas (Bahman Ghobadi, 2009) - Green Day’s (Hana Makhmalbaf, 2009) 
Leitura obrigatória: 
MELEIRO, Alessandra. O novo cinema iraniano: arte e intervenção social. São Paulo: Escrituras, 2006. (p. 75-89) 
Leitura complementar: DABASHI, Hamid. Makhmalbaf at large. London/New York: IB Taurius, 2008. (Capítulo 1) 
NAFICY, Hamid. A Social History of Iranian Cinema: The Globalizing Era, 1984-2010. Durham: Duke University Pres, 2012. (Capítulo 5) 
Entrega dos trabalhos 
Aula 5: O cinema atual (parte II) 
O cinema comercial 
Drogas, música e sexo no cinema iraniano 
O novo star system 
Trechos dos filmes: Candle in the Wind (Pouran Derakhshandeh, 2004) - À procura de Elly (Asghar Farhadi, 2009) - A separação (Asghar Farhadi, 2011) - The Kingdom of Solomon (Shahriar Bahrani, 2010) 
Bahman Ghobadi e o Curdistão 
Biografia do cineasta curdo-iraniano 
Paralelos com a etnoficção de Jean Rouch 
Trechos de filmes de Bahman Ghobadi sobre o Curdistão: Life in fog (1999) - Tempo de embebedar cavalos (2000) - Tartarugas podem voar (2004) 
Leitura obrigatória: 
BURKE, Joseph. Rediscovering Morality Through Ashgar Farhadi’s A Separation. Senses of cinema, 2011. Disponível em: Acesso em: 21 jan. 2012. 
SZTUTMAN, Renato. “Jean-Rouch e o cinema como subversão de fronteiras”. In Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 1, São Paulo: Pletora, 1997, pp 23-30. 
Leitura complementar: 
SJÖBERG, Johannes. Ethnofiction: drama as creative research practice in ethnographic film. Journal of Media Practice, Bristol, v. 9, n. 3, pp. 229-242, 2008. 
SZTUTMAN, Renato. “Jean Rouch: um antropólogo-cineasta”. In Caiuby Novaes, S. et alli (orgs.) Escrituras da imagem. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2004, pp. 49-62. 
SZTUTMAN, Renato & SCHULER, Evelyn. “A louca maestria de Jean Rouch” (entrevista). In Sexta Feira. Antropologia artes humanidades, n. 1, São Paulo: Pletora, 1997 pp 12-22. 

Programa Detalhado
Carga horária
20.00h
Vagas

Máximo de 40 inscritos.

Mínimo de 10 inscritos.

Certificado/Critério de Aprovação
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença e nota 5,0.
Coordenação
Profª Drª Sylvia Maria Caiuby Novaes, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Kelen Pessuto

Promoção
Departamento de Antropologia, da FFLCH/USP.
Período de Realização
05/03/2013 a 09/04/2013.
Detalhes

Matrícula  Presencial:

das 9:00 às 16:30 (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )

Desistência: 
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

Inscrição on-line
21 a 22/02/2013.
Resultado
25/02/2013.
Público Alvo para Sorteio

 

Comunidade USP e 3ª idade.

Distribuição das vagas: 1 docente, 2 discentes, 2 funcionários, 3 para 3º idade.

Observações:

• A Inscrição será apenas pela Internet. CLIQUE AQUI
• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

Resultado:

 

Nome Categoria
Alexandre Wahrhaftig Aluno USP

Ana Carolina roman Rodrigues

Aluno USP
Eliana Parisi Alvares Terceira Idade
Maria aparecida Vieira dos Santos Funcionário USP

 

Valor

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$120,00: Interessados em geral.
► R$ 108,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 60,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

Detalhes
• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

 

 

Período de Inscrição
26 a 28/02/2013.
Detalhes

Matrícula  Presencial:

das 9:00 às 16:30 (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )

Desistência: 
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.