Ezequiel: o profeta do Exílio

- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.
- Não é permitido "ALUNO OUVINTE".

O objetivo deste curso é apresentar um panorama da Literatura Bíblica com ênfase no Profeta Ezequiel.
Estudar o livro de Ezequiel em seus aspectos linguísticos, históricos e teológicos. Levar o aluno a uma leitura crítica e profunda do profeta, habilitando-o a identificar os problemas textuais e interpretativos.

Não haverá aulas nos dias:
26.03  -  16.04 - 23.04  -  28.05.

I - Introdução: o contexto histórico da atividade de Ezequiel.
Império neobabilônico
A história de Judá no período do Exílio.

II – O LIVRO DE EZEQUIEL
Texto: estilo e vocabulário
Questões gramaticais relevantes
III - Estrutura do livro e seus principais temas e problemas interpretativos:
A. O início da visão e chamada de Ezequiel 1:1-3.21
B. Profecias e visões sobre a destruição de Jerusalém 3:22-24.27
C. Oráculos da ruína contra nações estrangeiras 25:1-32:32
D. Profecias de restauração 33.1-48:35

Bíblias
BIBLIA HEBRAICA STUTTGARTENSIA. Stuttgart: Gesamtherstellung Biblia-Druck, Fünfte, verbesserte Auflage, 1997.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1985.
BÍBLIA TEB: Tradução Ecumênica. São Paulo: Paulinas e Loyola, 1996.
Bibliografia Geral
ALLEN, Leslie C. Word Biblical Commentary: Ezekiel 1-19 (Volume 28). Dallas: Word Books, Publisher, 1994.
______. Word Biblical Commentary: Ezekiel 20-48 (Volume 29). Dallas: Word Books, Publisher, 1990.
BLOCK, Daniel I. The Book of Ezekiel: Chapters 1-24. Grand Rapids and Cambridge: William B. Eermans Publishing Company, 1997.
______. The Book of Ezekiel: Chapters 25-48. Grand Rapids and Cambridge: William B. Eermans Publishing Company, 1998.
COOK, Stephen L.; PATTON, Corrine L. (ed.). Ezekiel’s Hierarchical World: Wrestling with a Tiered Reality. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2004.
DA SILVA, A. J. A Voz Necessária: encontro com os profetas do século VIII a.C. São Paulo: Paulus, 1998.
DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos: da época da divisão do reino até Alexandre Magno. 3.ed. Trad. Cláudio Molz e Hans Trein. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2004. Vol. II.
DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos: dos primórdios até a formação do estado. 3.ed. Trad. Cláudio Molz e Hans Trein. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis:Vozes, 2004. Vol.I.
GREENBERG, Moshe. The Anchor Bible: Ezekiel, 1-20 (Volume 22). Garden City: Doubleday e Company, 1983.
SCHWANTES, M. et al. Profetas e profecias: novas leituras. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 73, 2002.
Sicre, José Luis. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas. A mensagem. Editora Vozes, Petrópolis, 2002.
SICRE, José Luís. A justiça social nos profetas. Trad. Carlos Felício da Silveira. São Paulo: Paulinas, 1990.
TUELL, Steven Shawn. The Law of the Temple in Ezekiel 40-48. Harvard Semitic Monographs 49. Scholars Press: Atlanta, 1992.
ZIMMERLI, Walther. Ezekiel: A Commentary on the Book of the Prophet Ezekiel. 2 vols. Philadelphia: Fortress Press, Vol. 1, 1979, Vol. 2, 1983.

Máximo de 80 alunos inscritos.
Mínimo de 10 alunos inscritos.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Prof. Dr. Gabriel Steinberg Schvartzman, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Profa. Dra. Rosangela Sarteschi, da FFLCH/USP.

Marcia Lima Zollner Paes de Figueiredo.

Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.
05.03 a 25.06.2013

Matrícula On-line ou Presencial:
• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )

Inscrição on-line
21 e 22.02.2013
25.02.2013
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade.

Distribuição das vagas: 2 docentes, 2 discentes, 2 funcionários, 3 para 3º idade.

Observações:

• A Inscrição será apenas pela Internet. CLIQUE AQUI.
• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

Inscrição Sorteio: CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio:

Nome Categoria
Mirian Segre Rosenfeld Aluno USP

Yaha Cristina Gonçalves da Silva

Aluno USP
Valéria Reis Romão Terceira Idade
Cristiano Espinola de Carvalho Funcionário USP
Higor Augusto Melo dos Reis Docente USP

► Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
► R$ 50,00: Interessados em geral.
► R$ 45,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 25,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

26 a 28.02.2013.

Matrícula On-line ou Presencial:
• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )