Introdução ao Cinema Russo - Módulo IV

- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.
- Não é permitido "ALUNO OUVINTE".

Oferecer uma visão introdutória do cinema russo contemporâneo (a partir da Glasnost).

1. Apresentação. Glasnost: a esperança da liberdade criativa e a revisão dos arquivos.

2. A História Oficial em cheque: entre Sokúrov e Loznítsa.

3. O velho e o novo na produção do Século XXI.

4. Do Capote, da FEKS (1926) ao Viver (2012), de Vassíli Sígariev: o que teria mudado?

BEUMERS, Birgit. A History of Russian Cinema. Oxford, New York: Berg, 2009.
______. Directory of World Cinema. Russia. Bristol (UK): Intellect, 2010.
CONDEE, Nancy (ed). The Imperial Trace. Recent Russian Cinema. New York: Oxford University Press, 2009.
GILLESPIE, David. Russian Cinema. Harlow: Pearson Education, 2003.
LAWTON, Anna. Before the Fall: Soviet Cinema in the Gorbachev Years. Washington DC: New Academia Publishing, LLC, 2007.
NORRIS, Stephen. Blockbuster History in the New Rússia. Indiana: UP, 2012.
NORRIS, Stephen; TORLONE, Zara. Insiders and outsiders in Russian cinema. Indiana University Press, 2008.
OLLBERG, Peter. Historical Dictionary of Russian and Soviet Cinema. Lanham (Maryland, EUA): Scarecrow Press, 2009.
Documento eletrônicos:
70 années de cinéma soviétique, Joël CHAPRON, Article, Institut Lumière, 2012 (http://www.youtube.com/watch?v=HHrSviYHTfk

• máximo: 60 alunos.
• mínimo: 6 alunos pagantes

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença e nota 5.
Profa. Dra. Arlete Orlando Cavaliere, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Profa. Dra. Elena Nikolaevna Vassina, da FFLCH/USP.

• Neide Jallageas de Lima, pós-doutoranda da FFLCH/USP.

Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.
29.08 a 26.09.2013

Presencial: das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:30.

Local: Prédio da Diretoria da Administração da FFLCH, Rua do Lago, 717, Cidade Universitária - sala 126.

Inscrição on-line
19 a 20.08.2013
21.08.2013
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário, 3 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: CLIQUE AQUI
Resultado do sorteio de bolsa:

Nome  Categoria
Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza  Aluno USP
Katherine Lavdovsky Rodrigues Terceira Idade

•  Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.
• Aguarde o link da inscrição na data estipulada.

⇒R$ 120,00: Interessados em geral.
⇒R$ 108,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
⇒R$ 60,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.
⇒Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH. Os alunos integrantes do Grupo de Pesquisa E.XXI (Breno Morita, Erivoneide Barros, Fabiola Notari, Juliana Rosa, Monica Berto, Tieza Tissi) estão isentos de pagamento.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

22.08 a 27.08.2013

Presencial: das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:30.