Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: análise e observação das construções identitárias nas interações exolíngues

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Natureza do curso
Difusão
Objetivo

O curso objetiva abordar a formação para docentes de línguas estrangeiras em pré-serviço e em serviço. De acordo com a perspectiva de investigação da Didática de Línguas, disciplina que assume uma vocação intervencionista e praxeológica e investiga a interação pedagógica como um instrumento orientado para a formação profissional (vejam-se, dentre outros, ALARCÃO, COSTA, ARAÚJO E SÁ, 1999; ARAÚJO E SÁ; COSTA, 2000; ARAÚJO E SÁ; 2002; ARAÚJO E SÁ; ANDRADE, 2002; ALARCÃO; ARAÚJO E SÁ, 2010), o curso visa promover entre os docentes em formação capacidades, competências e atitudes que facilitem a tomada de decisões, tendo em vista a resolução de problemas resultantes da complexidade do processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. 

Na fase inicial serão propostas para os docentes em formação atividades baseadas na observação dos atos de identidades recolhidos em um corpus anteriormente criado pela pesquisadora. Logo em seguida, pretendemos criar uma primeira experiência de hetero-observação (os professores serão convidados a observar as aulas dos colegas), utilizando-se excertos de aulas videogravadas e transcritas e focalizando-se os grandes momentos organizativos da aula de línguas, definidos com base na unidade chamada "passos pedagógico-didáticos" (ARAÚJO E SÁ; ANDRADE, 2002). Nesse momento, com excertos de aulas videogravadas e transcritas serão efetuadas atividades de hetero-observação que levem os professores a identificarem e descreverem de que forma são geridos os "atos de identidade" produzidos pelos aprendizes nas interações entre professor e aluno e entre pares e presentes nas aulas gravadas. Essa análise permitirá explicitar alguns dos invariantes que constituem as formas de trabalhar de cada professor. 

No decorrer da ultima etapa do curso o professor em formação, sozinho, mas apoiado em instrumentos de análise, ira visionar e transcrever excertos de aulas que ele mesmo irá identificar, procurará compreender as fundamentações das práticas e irá comentá-las à luz de uma teoria didática. Esse trabalho de reflexão metapráxica, que será comentado em seminários, levará a identificar os atos de identidades realizados pelos aprendizes em que eles manifestam maiores dificuldades, assim como aqueles em que alcançam êxitos mais significativos. Com base nos problemas diagnosticados, cada estagiário poderá propor planos de formação-intervenção personalizados, visando melhorar a qualidade das interações e proceder às inovações pedagógicas.

Programa
Programa Detalhado
Carga horária
14.00h
Vagas

Máximo: 20 

Mínimo: 6

Certificado/Critério de Aprovação
Para ser aprovado, o aluno deverá obter o mínimo de 85% de presença. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Coordenação
Profa. Dra. Roberta Ferroni, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Profa. Dra. Roberta Ferroni

Promoção
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
Período de Realização
09/09/2016
Calendário Detalhado
Detalhes

29/08/2016 a 02/09/2016

Detalhes

Comunidade USP e Terceira Idade.

Distribuição das vagas para cada categoria: Docente: 1, Discente: 1, Funcionário: 1 e Terceira idade: 1.

Formulário para sorteio de bolsa: até 25/08/2016 CLIQUE AQUI
 
Resultado:
 
Roberto Hiroshi Satoi da Silva

Aluno USP

Amarílis Aurora Aparecida Valentim

Funcionário USP
Fernanda Andrade do Nascimento Alves Docente USP

Carlos Prudencio Alonso

Terceira idade
 
ATENÇÃO!

 O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.