Antropologia da Cidade: ativismos, táticas, insurgências

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.

Atualização
Pré-Requisito

Graduado. Apresentar diploma de graduação no ato da matrícula.

O curso de atualização "Antropologia da cidade: ativismos, táticas, insurgências", proposto pelo Prof. Dr. Heitor Frúgoli Jr., tem por objetivo examinar distintas formas contemporâneas de apropriação do espaço público urbano, com um foco etnográfico na cidade de São Paulo. Através da discussão de textos clássicos e recentes, o curso fornecerá aos alunos um instrumental analítico baseado na antropologia da cidade e lhes permitirá refletir sobre temáticas de grande relevância política e teórica na vida metropolitana contemporânea, tais como graffiti, pixações, ativismo urbano e gentrificação. Além de aulas tradicionais, o curso contará com atividades mais inovadoras, tais como uma incursão etnográfica em istintos locais da cidade e uma discussão aprofundada com membros de coletivos culturais urbanos.

máximo: 80 alunos
mínimo: 10 alunos

Mínimo de 85% de presença e e entrega de um ensaio final (de até 5 páginas). Após o término do curso o aluno aprovado deve solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Prof. Dr. Heitor Frúgoli Junior, da FFLCH/USP.
Departamento de Antropologia, da FFLCH/USP.
15/09/2016 a 17/11/2016.

Horário: 9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP). Apresentar diploma de graduação.

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 docente, 3 discente, 1 funcionário, 3 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: até 24/08/2016 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio: 25/08/2016,

Felipe Piva

Aluno USP

Larissa de Carvalho Nascimento

Aluno USP
Paula Alegria Bento Aluno USP

Antônio Carlos dos Reis

Terceira idade

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

⇒R$ 120,00: Interessados em geral.
⇒R$ 108,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
⇒R$ 60,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores e estagiários da FFLCH.
⇒Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

29/08/2016 a 09/09/2016.

Horário: 9:00 às 16:45.

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.